Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colisão no ar durante treino

Publicado em 30/07/2025, às 13h37
Avião da Esquadrilha da Fumaça cai no interior de São Paulo - Reprodução / Aeroin / X
Avião da Esquadrilha da Fumaça cai no interior de São Paulo - Reprodução / Aeroin / X

Por Folhapress e g1

Uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça caiu em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). O g1 noticiou que dois aviões da Esquadrilha colidiram no ar durante um treinamento, um deles caiu e o outro conseguiu pousar em segurança.

Segundo a Academia da Força Aérea (AFA), o acidente aconteceu por volta das 10h30. O piloto conseguiu se ejetar e ninguém ficou ferido.

O Comando da Aeronáutica informou que as duas aeronaves modelo A-29 Super Tucano, pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentaram-se durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para essas atividades.

Ainda de acordo com o Comando da Aeronáutica, o piloto que se ejetou passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de ação inicial da ocorrência.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 11h, atrás da usina Santa Rita, de cana-de-açúcar, no bairro Jardim Primavera. Não há informações sobre vítimas.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a aeronave ficou destruída. Há relatos de fogo no local.

Gostou? Compartilhe