Brasil

Avião faz pouso forçado em Petrolina após motor apagar; ouça o áudio

Metrópoles | 05/01/22 - 14h49 - Atualizado em 05/01/22 - 14h57
Michael Melo / Metrópoles / Reprodução

Um avião da Gol do modelo Boeing 737-800, que transportava 182 pessoas na véspera de Ano-Novo (31/12), precisou fazer um pouso de emergência em Petrolina, no estado de Pernambuco. A aeronave saiu de Juazeiro do Norte, no Ceará, e tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. A rota foi modificada após o veículo aéreo apresentar falha em um dos motores.

Pane foi identificada no motor direito durante a fase de subida. Aproximadamente 35 minutos após a decolagem, o avião fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, segundo informações obtidas pelo G1.

No áudio que registrou a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo, é possível ouvir o alarme soar na cabine de comando e, logo depois, o piloto diz: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”. A expressão, quando repetida, significa que a tripulação anunciou uma situação de emergência. Confira:

O piloto disse que havia baterias de lítio e material biológico. Apesar da capacidade da aeronave de seguir em monomotor, o piloto informou que realizaria o pouso e que o motor foi desligado, obedecendo ao procedimento padrão. Por medida de precaução, solicitou apoio do Corpo de Bombeiros e assistência médica. Restos de detritos causados pela quebra das lâminas giratórias de dentro do motor ficaram visíveis.