Especialista explica os riscos do exagero e orienta sobre a frequência ideal
Manter cães e gatos limpos é uma preocupação comum entre tutores, mas o excesso de banhos pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora a higiene seja importante, ela precisa respeitar as características da pele e da pelagem de cada espécie.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Nátaly Franco, professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, banhos em excesso podem, sim, fazer mal. “A pele dos cães e gatos possui uma camada de proteção natural. Quando o banho é muito frequente, essa barreira é removida, deixando o animal mais suscetível a alergias, coceiras e infecções”, explica.
A seguir, confira os principais cuidados para manter a higiene dos pets sem prejudicar a saúde deles!
Nunca use shampoo ou sabonetes humanos nos pets. O pH da pele dos animais é diferente e produtos inadequados podem causar irritações e problemas dermatológicos.

Coceira intensa, queda de pelos, vermelhidão ou feridas após o banho indicam que algo não está adequado. Nesses casos, procure um médico-veterinário.
Manter o pet limpo é importante, mas sempre com equilíbrio. Cada animal tem necessidades individuais que devem ser respeitadas.
Por Priscila Dezidério
LEIA MAIS
+Lidas