Imagem Bolo de ameixa da Zeéze: 57 anos de tradição
Nide Lins

Bolo de ameixa da Zeéze: 57 anos de tradição

Em 11 de Agosto de 2020 às 11:19

Por Redação

Aos nove anos de idade, Maria Zeéze de Almeida Costa já espiava com admiração sua tia Antonieta Ribeiro, que dominava a arte de confeitar bolo de noiva. Mal sabia ela que, desse olhar atencioso e apaixonado, traçaria o destino da alagoana de Anadia, uma doceira de mão cheia. Os bolos mais amados por muitas gerações são os de casamento (ameixa) e de maisena (desmancha no céu da boca) para tomar com café no aconchego do lar. É só encomendar da Confeitaria Vovó Zeéze   que chegam recheados de histórias.

Bolos de noivas confeitados, tradição da Confeitaria da Vovó Zeéze

O bolo de ameixa, também conhecido como de casamento, há mais de 57 anos traz, no ingrediente principal, felicidade para os noivos e às festas de casamento.

Fatia do bolo de ameixa na versão simples para um bom café

A receita é uma tradição da família. Leva muita manteiga, passas, vinho do Porto, nozes, frutas cristalizadas, entre outros ingredientes. O curioso é que não tem leite, e, mesmo assim, é fofo e úmido. Segundo a neta, Marília, que herdou o talento da vó, o bolo dura dois anos no freezer, e fica gostoso do mesmo jeito. Bom, o meu não deu tempo de testar. Em um dia foi devorado, claro, pela a família e os vizinhos.

Bolo de Maisena, o xodó da família da Zeéze

O de maisena é para tomar com café, desmancha no céu da boca, e tem uma casquinha açucarada. “Minha vó fazia para família tomar no fim da tarde para ver o pôr-do-sol no sítio na Santa Amélia com vista para lagoa”, lembra a neta.

Marilia com sua vó Zeéze, tradição dos bolos de noivas

Trajetória – Aos 12 anos Zeéze fez seu primeiro bolo “Minha irmã estava doentinha, e minha mãe pediu. Fiz um de pombal, cheios de pombos. Era moda” -, conta a mestra. A partir disso, fazer bolos, se tornou sua profissão, que ela só parou há cinco anos. Sua neta Marília segue o destino da vó e iniciou seu percurso aos 16 anos.

“Minha família era dona da Eletrodiscos, não precisa fazer bolos para sobreviver, mas sempre foi um prazer. Fico feliz por ver que minha neta Marília segue os meus passos. A receita do bolo de ameixa é feita com amor”, diz a confeiteira.

Rota Confeitaria Vovó Zeéze (@confeitariavovozeeze)

Preços: Bolo de ameixa com vinho: R$ 30,00/ameixa com passas , vinho, nozes e frutas: R$ 40,00

Avenida Jorge Montenegro de Barros, S/N, Sítio Santa Helena, no bairro Santa Amélia

Telefone: (82)98833-0744/ Delivery/ Pegue e leve

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas