Bordado da Ilha do Ferro, vilarejo alagoano às margens do São Francisco, inspira nova coleção da Renner

Parte do valor arrecadado das vendas da coleção será revertida para artesãos da comunidade ribeirinha

Publicado em 04/03/2026, às 15h15
Renner
Renner

Por ALNB*

Às margens do Rio São Francisco, no sertão alagoano, um pequeno vilarejo de aproximadamente 500 habitantes vem se destacando e sendo reconhecido como um dos maiores polos de artesanato do Brasil. Agora, a riqueza visual e a tradição manual da Ilha do Ferro ganham escala nacional através de uma nova coleção limitada da Renner, que une o design contemporâneo ao impacto social estruturado.

A coleção foi concebida após uma imersão direta com os artistas locais e a cooperativa de bordadeiras ART-Ilha, com o objetivo de traduzir saberes ancestrais em peças que conversam com o guarda-roupa urbano.

Entre os principais elementos que compõem a identidade visual, destacam-se o Bordado Boa Noite, técnica tradicional que remete a labirintos e homenageia uma flor local, e releituras de peixes, luas e da rosa dos ventos, que aparecem em aplicações e estampas.

O uso de linho, algodão e telados de retilínea traz a leveza necessária para o clima brasileiro. Enquanto as linhas infantis e jovens exploram tons vibrantes e o contraste do preto, as peças adultas adotam cores neutras e suaves, inspiradas nas fachadas das casas e nas linhas usadas pelas artesãs.

Na elaboração da coleção, foram utilizadas matérias-primas e aviamentos com atributos sustentáveis, como metal reciclado nos acessórios, algodão responsável com certificação Better Cotton Initiative (BCI) e fios de tricô reciclados nas peças masculinas e da linha Bossa.

A iniciativa faz parte da missão da Renner com atitudes mais responsáveis na cadeia produtiva, alinhadas à estratégia “Somos Re”, que integra a sustentabilidade às práticas da companhia. Assim, além de valorizar o artesanato brasileiro, a coleção utiliza materiais que dialogam com um estilo de vida mais consciente.

Impacto Social e Fortalecimento da Comunidade

O processo de produção, baseado no artesanato local, é uma das ações do Instituto Lojas Renner, responsável por estruturar e acompanhar o investimento social do projeto. Parte do valor projetado das vendas será revertida diretamente para a Ilha do Ferro, viabilizando a qualificação da cooperativa, a revitalização da sede comunitária e a realização de um evento de lançamento protagonizado pelos próprios moradores para celebrar a cultura local.

Com impacto estimado em quase toda a comunidade, entre 400 e 500 pessoas, a iniciativa busca garantir que a visibilidade da coleção se converta em melhorias reais para a infraestrutura local. As peças transitam entre a alfaiataria leve, o casual e a moda praia, permitindo que o trabalho manual das bordadeiras de Alagoas ocupe novos espaços, do litoral às grandes metrópoles.

*Por ALNB

Gostou? Compartilhe