
Bordados de Penedo no Festival Alagoas Criativa, promovido pelo Sebrae
As bordadeiras da cidade de Penedo moram no meu coração. São mulheres simples, donas de casas, e grandes artistas. Com linhas coloridas, agulha e mãos talentosas, elas contam as tradições, histórias e costumes do povo ribeirinho do Rio São Francisco. Me espelho nestas mulheres que fazem da arte sua renda, às vezes a única. São empreendedoras que mostram que o trabalho de desenhar ponto a ponto com as linhas é uma preciosidade.
LEIA TAMBÉM
Eu, como fã das bordadeiras (Pontos e Contos de Penedo), vou ver de perto a produção delas, neste sábado (01), no Festival Alagoas Criativa, promovido pelo Sebrae Alagoas, que acontece na Praça Dois Leões e nos auditórios do Museu da Arte e do Som de Alagoas (MISA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas vão expor e vender na Praça Dois Leões (em frente ao Misa).

Festival contará com debates, exposições, shows e comidinhas
Para promover a ocupação dos espaços da cidade a seus artistas e moradores, as atividades na Praça Dois Leões, chamadas de Urban Hacking, serão livres e totalmente abertas ao público. Das 14h às 21h, a praça dará espaço a um desfile de moda, feira colaborativa e gastronômica, artesanato, palco artístico, atrações circenses e muito mais.
O Festival pretende abranger todos os segmentos do circuito colaborativo e criativo, então você vai ver muita de artes visuais, cênicas, música, literatura, cinema, fotografia, moda e todas as demais categorias que navegam sob as perspectivas da Economia Criativa. A iniciativa vem com a proposta de mostrar que, em Alagoas, o negócio criativo é forte e tem potencial para se desenvolver.

O Festival
A programação completa do Festival Alagoas Criativa pode ser conferida no próprio site das inscrições ou no perfil do evento no Instagram (@festivalalagoascriativa). As palestras irão das 14h às 19h, realizadas simultaneamente nos auditórios do MISA e do IPHAN.
Vamos lá, conhecer nosso universo criativo.

Caiçara (cesto/pãozeira) produção do Pontos e Contos e da Associação das Artesãs da Serra da Viúvas (Água Branca).
Mimo – Caiçara (cesto/pãozeira) do designer Rodrigo Ambrósio com as mulheres da Associação das Bordadeiras de Penedo (Pontos e Contos) e da Associação das Mulheres Artesãs da Serra da Viúvas (Água Branca). Este artesanato integra a Coleção Alagoas Feita à Mão, para presentear personalidades que visitam Alagoas.
A obra representa a arte alagoana na nossa gastronomia. Muito grata pelo carinho, Renata Calheiros.
O Rio São Francisco é a inspiração para 35 mulheres bordarem as festas, as igrejas e a vida dos ribeirinhos, em bolsas, sacolas, vestidos, porta-joias, enxovais, coisas que encantam o Brasil. Elas bordam em linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo. No início, muitas delas não sabiam nem pegar numa agulha, mas logo aprenderam o ofício secular, que antes era apenas um passatempo e agora gera emprego, renda e felicidade na Associação Pontos e Contos.

LEIA MAIS
+Lidas