As Seleções do Brasil e da Lituânia decidem, neste domingo (dia 31), em Brasília, o título do Super Desafio BRA Masculino de Basquete, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Na preliminar, às 12h, Austrália e China disputam o terceiro lugar da competição. O SPORTV transmite ao vivo. O pivô Cristano Felício chegou está manhã dos Estados Unidos, fez exames médicos e assistiu a vitória brasileira junto com seus novos companheiros.
LEIA TAMBÉM
Com 16 pontos, cinco rebotes, uma assistência, três recuperações de bola e um toco do cestinha Augusto Lima, o Brasil ganhou da China por 91 a 52 (47 a 22 no primeiro tempo). Outros destaques da equipe nacional comandada pelo técnico Rubén Magnano foram o ala Alex Garcia (15 pontos, três rebotes, duas assistências e cinco recuperações de bola), o ala-armador Leandrinho Barbosa (12 pontos, dois rebotes e uma assistência). O principal pontuador chinês foi Jiwei Zhao com 13 pontos.
“Esses jogos amistosos estão servindo pra ver os nossos erros e curtir o ambiente que vamos viver no Rio de Janeiro. Estamos tendo um dos nossos últimos testes antes da Olimpíada. Enfrentar a Lituânia uma semana antes da estreia será bom pra conhecer melhor nosso primeiro adversário. Com certeza, esse jogo vai marcar o nosso caminho dentro dos Jogos Olímpicos. Vai ser muito bonito fazer essa partida em casa, com o nosso público. Temos uma geração boa e unida”, destacou Augusto Lima.
“Fizemos um bom jogo defensivo e de transição. Tivemos uma ótima postura no rebote de defesa que é muito importante. Isso é bom porque mostra nossa evolução dos treinamentos que fizemos. A equipe está crescente sempre jogando um bom basquete e não foi diferente contra a China. Agora temos a Lituânia que é um adversário direto e que vamos enfrentar no Rio. Eles tem o mesmo objetivo do que nós que é brigar por uma medalha. Vamos jogar com a intenção de nos prepararmos porque o mais importante é o jogo da Olimpíada,” comentou o técnico Rubén Magnano.
O armador e capitão da Seleção Brasileira, Marcelo Huertas, também elogiou a atuação da equipe contra a China e espera um jogo mais difícil contra a Lituânia.
“Gostei da nossa partida, com boa movimentação e rotação do banco, sem dar chances para a China. Estamos aos poucos virando um time e não só com bons jogadores. Agora contra a Lituânia será um jogo diferente porque é uma grande seleção fisicamente e vai exigir muito de todos nós. Não é por menos que nessa fase de preparação eles venceram duas vezes a Espanha. Vai ser um teste real e temos tirar proveito, não mostrar nosso melhor para ter a surpresa na estreia no Rio”.
Na preliminar, a Lituânia, atual campeã europeia, derrotou a Austrália por 81 a 68 (41 a 32). O cestinha do jogo foi o lituano Jonas Valanciunas com 19 pontos e oito rebotes. O destaque australiano foi Joe Ingles com 16 pontos e quatro rebotes.
+Lidas