Uma cientista brasileira desenvolveu um projeto que tem como objetivo devolver os movimentos para pessoas paraplégicas.
Uma cientista brasileira desenvolveu um projeto que tem como objetivo devolver os movimentos para pessoas paraplégicas. Após anos de pesquisa, a neurocientista Michele Souza criou um exoesqueleto que pode tornar o sonho de tantas pessoas com o problema a se tornar realidade: andar novamente.
LEIA TAMBÉM
Para chegar ao modelo atual da estrutura foram necessários diversos testes. Felizmente, trabalhando com uma equipe interdisciplinar, o protótipo já está praticamente pronto para a comercialização. "Você vê que tem a capacidade de preencher essa lacuna, você vê que é possível fazer isso e aí você só olha e fala "vou"", comemorou Michele Souza.
Para mostrar o exoesqueleto em funcionamento, a pesquisadora convidou um jovem que perdeu o movimento das pernas em um acidente de moto para experimentar a novidade. Alisson Maximiano, voluntário do teste, não só conseguiu ficar em pé como arriscou alguns passos com a ajuda de muletas.
A estrutura é formada por ferros que se encaixam ao corpo do paciente e vem equipada com bateria, motores, controle no aparelho e na muleta, além de controle por comandos de voz. Ainda não há data para que o protótipo chegue ao mercado, mas a expectativa é de que a procura faça o preço se tornar cada vez mais acessível. "À medida que a gente vai fabricando esses eixos, [a ideia é que] a gente consiga uma demanda tão alta que a gente coloque ele pelo mesmo preço de uma cadeira de rodas", explicou a cientista.