Maria Gabriela Lacerda, representante do Brasil no Miss Universo 2025, foi eliminada antes de alcançar o top 12, embora tenha feito história ao chegar ao top 30 pela primeira vez em quatro anos.
A última vitória do Brasil no concurso foi em 1968, e Maria desfilou com um traje em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, destacando a força e a cultura brasileiras.
Apesar da eliminação, Maria Gabriela expressou gratidão pela experiência e continua a ser uma embaixadora ativa em causas sociais, como a busca por pessoas desaparecidas.
A piauiense Maria Gabriela Lacerda, 22, representante do Brasil no Miss Universo 2025, foi eliminada do concurso antes de chegar ao top 12.
LEIA TAMBÉM
Apesar da eliminação, Maria Gabriela chegou ao top 30 do concurso pela primeira vez após quatro anos. Antes dela, Julia Gama ficou em segundo lugar na edição de 2021, que reuniu as candidatas de 2020.
A última vez que o Brasil levou a corona foi em 1968, com Martha Vasconcellos.
Maria Gabriela desfilou pela passarela de trajes típicos nacionais na última quarta-feira (19), com um figurino em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
No Instagram, ela justificou a escolha do vestuário. "Neste palco, eu não visto apenas um traje: eu visto a história, a fé e a identidade de um povo. Cada detalhe deste traje típico homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja luz atravessa gerações e simboliza resistência", disse.
Maria também afirmou carregar a força das mulheres brasileiras, a devoção que molda a cultura e o orgulho de presentar um país que aprende, se renova e continua acreditando "mesmo diante dos maiores desafios". "Hoje, enquanto caminho sob as luzes do Miss Universe, é o Brasil que caminha comigo. É a fé que me sustenta, é a minha essência que se revela", acrescentou.
Conheça Maria Gabriela Lacerda
Maria Gabriela Lacerda tem 22 anos e é natural do Piauí. Caso conquiste a coroa, a miss arremataria a segunda vitória do Miss Universe Brasil para o estado. Com isso, a modelo se torna a representante brasileira no concurso mundial. A primeira foi a modelo Monalysa Alcântara, em 2017.
Gaby, como é conhecida, já participou de outros concursos. A primeira vez, foi em uma competição nacional em 2021, mas perdeu para Teresa Santos, e ficou com a faixa de Miss Simpatia da edição. Além disso, já foi Miss Teen Piauí e Miss Teen Brasil em 2017.
Quando foi selecionada para a participação mundial, agradeceu em suas redes sociais: "Depois de tantas semanas de dedicação, preparação e sonhos, chegou o momento de viver essa experiência única no Miss Brasil. Obrigada por tornarem esse sonho possível!"
No Instagram, a jovem se autodenomina católica e diz ser jornalista. Também é embaixadora da instituição "Mães da Sé", uma organização sem fins lucrativos que ajuda familiares a encontrarem seus entes desaparecidos desde 1996.
Entre as 122 concorrentes, a competição se organiza em TOP 30, TOP 12 e TOP 5, antes de anunciar a grande campeã: Fátima Bosch, do México.
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS
+Lidas