Brasil

Butantan recebe insumos para produzir 20 milhões de vacinas da Covid

Metrópoles | 13/07/21 - 08h05
Carla Cleto / Agência Alagoas

O Instituto Butantan recebeu, na madrugada desta terça-feira (13/7), 12 mil litros de insumos para a produção de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) partiu de Pequim, na China, no domingo (11/7). O voo fez escala em Zurique, na Suíça, e pousou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 5h.

Segundo o governo estadual de São Paulo, o período de produção das vacinas dura entre 15 e 20 dias após a chegada do IFA. O material passa pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes de ser enviado ao Ministério da Saúde.

Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) comemorou a chegada do material. “Estamos desembarcando 12 mil litros de insumos para a produção de 2o milhões de doses da vacina da vida”, disse.

Entregas

O Instituto Butanan pretende concluir, em agosto, a entrega de 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), previstas em contrato firmado com o governo federal.

“Até agora, o Butantan já assegurou mais de 53 milhões de vacinas contra a Covid-19 ao PNI, sendo responsável por 43,4% de todas as doses aplicadas no Brasil”, informou a instituição.

A partir de dezembro deste ano, o instituto passa a produzir matéria-prima da vacina contra a Covid-19 em uma nova fábrica na cidade de São Paulo. “A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação de 100 milhões de doses por ano”, informou o governo estadual.