Futebol

Cabo explica montagem do elenco e diz que vai utilizar dois times em janeiro

Paulo Victor Malta | 02/01/19 - 17h54
Azulão começou a pré-temporada na tarde desta quarta-feira | Ascom CSA

O técnico Marcelo Cabo concedeu na manhã desta quarta-feira (2) a primeira entrevista coletiva em 2019. O treinador do CSA explicou como aconteceu a montagem de elenco do Azulão, afirmou que o clube está investindo nos direitos econômicos dos jogadores sub-23 e adiantou que vai usar dois times no Campeonato Alagoano e na Copa do Nordeste em janeiro. 

"O elenco, assim que terminou a competição, na retomada dos trabalhos na semana seguinte, a gente já vinha se desenhando, selecionando e escolhendo esse elenco para iniciar a temporada do CSA. Foi um elenco escolhido com muito critério. Com um perfil um pouco diferente do elenco de 2018, para aquilo que a gente entende como comissão técnica e diretoria, que a gente precisa ter como elenco, como equipe para a temporada 2019". 

O Azulão começou os trabalhos de pré-temporada nesta quarta-feira (2), com treino no campo da AABB. Parte da pré-temporada será na cidade de Palmeira dos Índios. Os treinamentos serão realizados no Estádio Juca Sampaio. O CSA ficará do dia 7 ao dia 12 de janeiro em preparação na cidade e de lá segue para o amistoso contra o Central no Rei Pelé, em Maceió, dia 12. O primeiro jogo oficial do Azulão em 2019 será com o Vitória no dia 15, pela Copa do Nordeste.

"Deixa eu explicar para vocês como vai ser esse início de trabalho. Temos 13 dias até a estreia da Copa do Nordeste. Não adianta a gente falar que vai ter uma equipe ideal no mês de janeiro. Vamos sim buscar os jogos da Copa do Nordeste e o Estadual aquilo que temos de melhor em performance. A experiência de vocês sabe que a gente não vai ter uma equipe ideal ainda física, tática e tecnicamente principalmente no mês de janeiro. Acredito que a gente vai começar a ganhar forma e chegar um pouco perto do ideal a partir fevereiro". 

"O que nós vamos fazer? Vão ter dois jogos por semana. Cada jogo desse vamos usar uma equipe. Não tem equipe A, não tem equipe B. Vamos usar uma equipe no jogo da Copa do Nordeste e a gente vai usar uma equipe no jogo do Estadual. Assim, para iniciar a competição e não ter sobrecarga sobre os jogadores. A priori, até o final de janeiro, provavelmente vamos usar duas equipes. Isso é muito bom. Tem o lado bom de oportunizar os jogadores que estão chegando, para que todos aqueles tenham a oportunidade para que a gente idealize uma equipe base, para que possa dar continuidade a competição", completou Cabo. 

"Vamos fazer a pré-temporada dentro dos jogos oficiais. Se você começar a colocar os jogadores para jogarem quarta e domingo, provavelmente eles vão estourar, vão lesionar. Em janeiro, vamos usar duas equipes bem balanceadas para que a gente vá bem nessas duas competições. E a partir de fevereiro, a gente já delineia uma equipe base titular, como sempre defini, e aí a gente tem a continuidade da temporada, onde o feedback do Léo (Copertino, preparador físico) e da fisiologia disserem que estamos no nosso ideal. Aí vamos primar a equipe titular", concluiu.

Veja outros trechos da entrevista.  

Direitos econômicos

"O CSA não tem lista fechada na equipe profissional. Eu já tenho todo o planejamento para acompanhar todos os jogos da Taça São Paulo. Louvar o trabalho do Marquinhos Mossoró e do Pedrinho Tenório, de toda a diretoria da base. O CSA vai voltar a ser um formador de jogadores. Tivemos várias reuniões com o Rafael Tenório, com o Raimundo Tavares, o Fabiano Melo e a diretoria da base. O CSA vai ser um clube formador. Se vocês olharem a formatação do elenco profissional, podem ver que a gente buscou alguns jovens jogadores no Brasil já para trazer para o CSA". 

"Não são formados aqui dentro, mas você vai ver que a gente tem cinco ou seis jogadores sub-23. Por quê? Porque o CSA precisa revelar esses jogadores. Nós tivemos um centro de captação em todo o Brasil. Trouxemos jogadores da segunda divisão, da base de outros clubes do Brasil, que a gente teve como destaque e estavam livres. Trazendo para o CSA com um percentual altíssimo de direitos econômicos para o CSA. Essa é a nova formatação de contratação do CSA. A gente tem a contratação técnica e a contratação técnica e econômica para o CSA. O CSA precisa formatar passivos dentro do clube. O clube oxigena com negociação de jogador. A gente vem em reuniões já trazendo isso".  

"Posso dizer a vocês que Lucas Motta, Mauro Silva, Lohan, Thiaguinho, fora os nossos seis da base. Tem quase 10 jogadores sub-23. Esse ano também vamos ter o nosso sub-23. O CSA está se planejando desde o ano passado em revelar os jogadores de casa e captar no mercado os jogadores sub-23, para que o CSA possa formar sua pasta de passivo com direitos econômicos. Quando eu cheguei aqui, o CSA não tinha um jogador com direito econômico do clube, nem 100%, nem 80%, nem 70%. Para vocês terem ideia, a renovação do Jhon Cley, o CSA tem 70% dos direitos econômicos do Jhon Cley. Sabe o que foi investido no Jhon Cley? Nenhum centavo. Parceria. Se o Jhon Cley for vendido hoje por 1 milhão de euros, 700 mil euros são do CSA. Estou dando um exemplo claro do Jhon Cley que é um jogador remanescente e foi com muita eficiência que a nossa diretoria renovou o contrato. Hoje o CSA tem uma pasta de passivo excelente para que possa oxigenar o clube", detalhou. 

Reforço na zaga

"Falando sobre a zaga, nós subimos dois jogadores do sub-20. Como vocês sabem, nosso trabalho da base tem dado muitos frutos ao CSA. Nós subimos 6 jogadores da base, já integram o elenco profissional, dois estão na Copa São Paulo e quatro estão integrados, entre eles o Lucas e o Vital. Ainda não foi apresentado, mas contratamos o Gerson, que é zagueiro. Foi de última hora, quase no réveillon. Vai ser apresentado hoje. É um zagueiro que tem base no Botafogo, passou por PSV, Atlético de Madrid e estava na Coreia". 

"Contratamos o Gerson. Estamos em busca de mais um zagueiro. Provavelmente estaremos definindo e acho que até o final da semana podemos ter novidade. O Leandro Souza vai demorar um pouco mais para contar com ele, talvez em fevereiro. Mas estamos bem tranquilos para esse início de temporada com o Luciano Castan, o Roni, o Gerson e os dois meninos da base. Certamente a gente deve trazer mais um zagueiro até o final da semana. A diretoria está se esforçando bastante".