'Nunca imaginei', diz tutora do animal
Sonny, uma calopsita de 33 anos, foi reconhecido como o mais velho da espécie pelo Guinness World Records, superando a expectativa de vida média de 10 a 15 anos.
Adotado aos 12 semanas, Sonny se tornou um companheiro importante para sua tutora, Janet Reicher, que destaca a convivência e os rituais diários que compartilham.
A longevidade de Sonny é notável e reflete cuidados especiais, já que a ave passa a maior parte do tempo fora da gaiola, interagindo com pessoas e desfrutando de sua companhia.
Ela se chama Sonny e acabou de completar 33 anos. Um macho de calopsita foi reconhecido em outubro com o mais velho exemplar da espécie ainda no mundo. A marca foi batida quando a ave chegou a 32 anos e 292 dias, de acordo com o Guinness World Records.
LEIA TAMBÉM
A expectativa de vida média de um calopsita varia entre 10 e 15 anos, o que significa que a idade de Sonny é o dobro da de muitos dos seus pares.
"Adotamos o Sonny quando ele tinha 12 semanas de vida, sem nunca imaginar que ele viveria tanto", disse a tutora, Janet Reicher, que mora em Illinois (EUA).
Sonny tem seus rituais diários, como sentar no colo de Janet enquanto ela assiste à TV e socializar com qualquer pessoa que lhe dê atenção. Ele raramente fica na gaiola, a não ser para comer, beber e dormir.
"Ele tem sido um ótimo companheiro para mim durante todos esses anos", reconheceu a americana. "Principalmente quando meu marido viajava para o exterior a trabalho", acrescentou ela.
LEIA MAIS
+Lidas