A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (19), o funcionamento e as regras do árbitro de vídeo (VAR).
LEIA TAMBÉM
O deputado Helio Lopes (PSL-RJ), um dos requerentes do debate, afirma que o VAR tem sido o centro das atenções no campeonato brasileiro de futebol. "São muitas as decisões que são tomadas pelo VAR e que geram discordância entre os dirigentes, entre as torcidas, entre todos os envolvidos."
Segundo o parlamentar, é preciso aprimorar os mecanismos utilizados nesse processo. "Ainda perde-se muito tempo com procedimento, parando as partidas e esfriando o espetáculo."
Além da demora, Lopes afirma que "muitas decisões proferidas recentemente, de maneira equivocada, estão impactando, diretamente, no resultados dos jogos".
O VAR pode ser consultado em diversas situações, entre elas, para dirimir dúvidas sobre validade de gol, pênalti, cartão vermelho e impedimento.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Leonardo Gaciba; o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, Salmo Valentim; e o presidente da Comissão Especial de Planejamento e Desenvolvimento da Arbitragem, Jorge Rabello.
Aguardando confirmação:
RONALDO LIMA - Secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor
FELIPE AUGUSTO LEITE - Presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol
Participação popular
A audiência, que foi sugerida também pelos deputados Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ) e Flordelis (PSD-RJ), será realizada no plenário 4, a partir das 14h30.
Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique no banner abaixo e participe.
LEIA MAIS
+Lidas