– “Tem cerveja gelada?”
LEIA TAMBÉM
– “Não senhora, só ESTRAGADA”, assim respondeu seu Carlos Bernardo, dono do modesto empreendimento “Birosca Brasil, ” também conhecido com Peixada do Carlos. E a cerveja chegou geladíssima, daquelas que refresca a alma no calor do meio dia de Maceió. Mas não foi fácil convencer o alagoano que o camarão crocante, carro chef de sua casa, viraria uma postagem no meu blog. E precisei propor um acordo: não vou publicar o endereço, apenas o telefone (98727.7566), afinal, a Birosca só atende com reservas. E tem lá suas razões, a casa é pequena, o proprietário é o único garçom e, na cozinha, apenas a esposa dele, Cleide Maria, e sua filha Silvia Leite, que dão conta do divino camarão crocante com pirão de peixe, peixada e siri ao leite de coco.

Camarão crocante com pirão de peixe, é de comer rezando!
“Não quero perder a qualidade, só ofereço comida boa e no momento a minha birosca é pequena, estou reformando. No dia de domingo já é uma guerra”, conta seu Carlos, que já tem sua clientela fiel, literalmente conquistada no boca a boca. E realmente, quando o camarão crocante chegou á mesa, confesso que me assustei pelo tamanho, tipo prato de “estivador”. Uma lindeza, parecia uma montanha de camarões bronzeados, todos polvilhados com queijo parmesão.

No Birosca Brasil, a cerveja é estragada
Os camarões (barba roxa) são fritos com casca e das cabeças dos crustáceos apenas são retiradas as antenas. O tempero é sal, com uma leve camada de farinha. Fica bem crocante e é impossível comer apenas um. Quando liguei para a Birosca para fazer reserva do camarão, a filha de seu Carlos, Silvia, disse que a porção dava para quatro pessoas, e destacou que a casa não trabalhava com o crustáceo pequeno. Realmente, a porção de um quilo é bem generosa. E o pirão, minha Nossa Senhora dos Prazeres, é de comer rezando. A guloseima é preparada ao caldo da cabeça do peixe, ova, e vem com pedaços do dito cujo.

As postas de peixes também são generosas
História – O cheiro das peixadas em casa enfeitiçou o vizinho de Carlos e, em nome da boa amizade, ele pediu que a sua esposa fizesse uma especialmente para o amigo (e que acabou sendo a primeira de várias). “Minha mulher cozinha muito bem, então pensei, vou fazer para vender”, lembra Carlos, o que deu certo. Já o vizinho, que inspirou o comércio, como cliente compareceu poucas vezes nos três anos de vida da Birosca Brasil.

Caldinho da peixada
Carlos deixou a profissão de técnico de eletrônica e se dedica à Birosca Brasil que, de fato, é simples. As mesas são diferentes umas das outras (inclusive é moda), os banheiros são limpos, ficam no canto do estabelecimento e não têm telhados. Segundo o Carlos, é para ver o céu e as estrelas durante à noite. O lugar é para quem curte boteco sem frescura e, lembrando, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do mundo (meu).

O estabelecimento é simples e a culinária de frutos do mar é nobre
Grata a Bruno Oliveira, meu colega de academia (gordinha também malha e muito), pela dica.

Arte do Carlos no Birosca Brasil
Rota Birosca Brasil
Atende com reserva: 98727.7566/ Preço do camarão com pirão – R$ 60,00 (para 4 pessoas)
O cardápio da Birosca Brasil, localizado no bairro da Ponta Grossa, é pequeno, porém é gigante de sabores: camarão crocante, peixada, peixe frito, siri no coco e caldinho de siri.
LEIA MAIS
+Lidas