Futebol Nacional

Campeonato Brasileiro começa com árbitros e gramados em xeque

Folhapress | 15/04/24 - 14h03
Ingryd Oliveira / ACG

O Brasileirão 2024 começou e a primeira rodada já deixou em xeque alguns árbitros por conta de suas decisões -com e sem VAR. Também gerou interrogação sobre gramados de alguns estádios e ainda reforçou o alerta a respeito do choque de cabeça entre jogadores.

Fila de reclamação contra arbitragem - A primeira rodada já trouxe uma fila de clubes prometendo reclamação junto à CBF por conta de decisões — polêmicas, para dizer o mínimo — da arbitragem. Atlético-GO, Grêmio e Atlético-MG foram os mais insatisfeitos.

O protesto do Grêmio envolve um pênalti não dado por Flávio Rodrigues de Souza, mesmo após o VAR recomendar a revisão do lance. Na interpretação do árbitro, Lucas Piton, do Vasco, tocou com o braço na bola sem intenção.

O time goiano detonou as principais decisões de Andre Luiz Skettino Policarpo Bento. Principalmente o pênalti sobre Bruno Henrique, que resultou na expulsão direta do lateral Maguinho. O atacante saiu sangrando do lance. O clube contestou ainda o vermelho direto ao técnico Jair Ventura. Da parte do Fla, a reclamação menos incisiva foi pela não expulsão de Alejo Cruz por acertar o pé no rosto de Ayrton Lucas.

Já o Atlético-MG criticou Yuri Elino e o VAR por não intervirem para expulsar Fagner após uma entrada de sola no joelho de Zaracho.
Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem, vai ter trabalho.

Marretada no gramado - As pancadas do funcionário do Atlético-GO evidenciaram o quão ruim estava o gramado do Serra Dourada. Nessa cena em questão, a tentativa foi reduzir um morrinho que ser formou próximo ao sistema de irrigação. O campo, como um todo, estava irregular e cheio de areia.

O gramado do Barradão, em Salvador, também sofreu críticas do técnico Abel Ferreira, após a vitória do atual campeão Palmeiras, por 1 a 0: "Gramado duro, difícil, alto. Prefiro sintético, sinceramente".

O gramado do Heriberto Hülse também estava sofrível, mas com um agravante: a chuva durante o empate por 1 a 1 entre Criciúma e Juventude.

Os três gramados citados são de estádios cujos times subiram agora da Série B.

Tite defende técnico adversário expulso. Até a página 2 - Tite protagonizou uma cena que talvez tenha sido inédita no futebol. Um técnico protestou contra a expulsão de um treinador adversário.

Adenor ficou tenso com a decisão da arbitragem que mandou Jair Ventura para o chuveiro logo no início do Atlético-GO x Flamengo. Mas essa defesa, depois, veio com ponderações.

"Eu falei que o árbitro tem que ter um pouco mais de sensibilidade de administrar algumas situações. Porém, eu também tenho que falar a verdade, que o árbitro falou que ele foi ofendido e aí é justificado. Se fosse só por um momento de reclamação eu poderia externar para ter um pouco mais de calma e conduzir, mas aí teve um outro incidente", disse Tite.

Segundo a súmula, a expulsão de Jair se deu porque ele disse: "Dá cartão, seu filho da p..."

Protejam as cabeças - A primeira rodada foi tensa para alguns jogadores por conta de choques na cabeça. O novo protocolo de concussão foi acionado em duas partidas: Atlético-GO x Flamengo e Cruzeiro x Botafogo. Assim, os times ficaram habilitados a fazer uma substituição extra.

Marlon Freitas, do Botafogo, foi o primeiro substituído com essa prerrogativa. Mas o choque mais sangrento foi entre Viña e Adriano Martins, que machucou a testa.

Kannemann, do Grêmio, inicialmente tinha sido tirado contra o Vasco por essa mesma razão, mas o médico mudou o diagnóstico durante o intervalo. Esse recuo, inclusive, será checado pela comissão médica da CBF.

VAR de sete minutos e cartão de 21 segundos - O que você faria em sete minutos? Seria possível preparar ao menos dois pratos de macarrão instantâneo. Mas foi esse o tempo que o VAR levou para verificar impedimento e anular um pênalti para o Criciúma contra o Juventude.

Por falar em tempo, o cartão mais rápido do Brasileirão até aqui foi para Battaglia, do Atlético-MG: 21 segundos. Não por acaso, o jogador do Galo foi expulso ainda no primeiro tempo contra o Corinthians.

Panela de pressão - A primeira rodada já deixou o primeiro técnico na berlinda neste Brasileirão. Com Thiago Carpini, o São Paulo perdeu por 2 a 1, em pleno Morumbi, para o Fortaleza.

A próxima rodada é contra o Flamengo no Maracanã e a pressão sobre ele só cresce, ainda mais pelo desempenho recente no Paulistão.

Vai para onde, torcedor? - Um torcedor do Cruzeiro saiu tão desorientado com a vitória de virada sobre o Botafogo que errou o caminho e enfiou o carro numa escadaria do Mineirão. Esse gol foi no lugar errado. Mas no lugar certo, o Cruzeiro fez outros três.

O golaço da rodada - A pintura de Nicolás De La Cruz abriu o caminho para a vitória do Flamengo sobre o Atlético-GO. Uma falta cobrada com perfeição. Foi o primeiro gol do uruguaio com a camisa rubro-negra.