Canal anti-fake news do Ministério da Saúde já recebeu 10 mil dúvidas

Publicado em 25/07/2019, às 09h21
Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Por TNH1 com MS

Um canal criado pelo Ministério da Saúde para combater fake news, que permite à população consultar informações pelo Whatsapp, já recebeu 10 mil dúvidas desde que foi criado, em agosto do ano passado.

Para tirar dúvidas, o cidadão pode adicionar gratuitamente o telefone (61) 99289-4640, e mandar sua mensagem.

Um dos mais recentes esclarecimentos feito pela pasta foi sobre a disponibilização gratuita de fraldas geriátricas, que é falsa. De acordo com o Ministério da Saúde "a disponibilização de fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular é verídica. No entanto, elas não são gratuitas, mas, sim, dispensadas com até 90% de desconto".

Para ter direito ao benefício, a pessoa deverá ter a partir de 60 anos ou ser pessoa com deficiência. Para este caso específico, além do documento de identificação oficial, deve apresentar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, e conste a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID). Em caso de impossibilidade de comparecer ao estabelecimento, as fraldas poderão ser adquiridas pelo seu representante legal.

Também são esclarecidas no site do ministério dúvidas em relação a contaminação de alimentos, prevenção de doenças, vacinação, e até casos mais graves de notícias falsas sobre cura do câncer e câmeras escondidas instaladas em unidades de saúde.

As notícias analisadas pela equipe do ministério também estão disponíveis no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do ministério nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe