Carnaval

Cardiologista explica perigos do consumo exagerado de álcool para o coração durante carnaval

Assessoria | 07/02/23 - 13h25
Reprodução

O carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil. Alguns aproveitam o feriado para descansar, já outros, caem na folia das festas e blocos de rua.  E nesse período, é comum o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, porém, é importante estar atento em relação ao uso exagerado de álcool no organismo, em especial, no coração.

Nada em excesso faz bem, e isso também vale para as bebidas alcoólicas. Sua ingestão de forma exagerada pode prejudicar as enzimas cardíacas, deixando o coração mais fraco, e, como consequência, sem força para bombear o sangue para o corpo da pessoa, que pode ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar e, até mesmo, parada cardíaca.

“A associação entre o consumo de álcool e doenças cardiovasculares é um assunto de extrema atenção, principalmente em datas festivas, em que o aumento do consumo deste aumenta consideravelmente”, explicou o cardiologista do Hospital do Coração, Helder Marx. 

De acordo com um relatório da Federação Mundial do Coração, “ingerir álcool aumenta o risco de vários problemas cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e aneurisma da aorta.”

Ainda segundo o cardiologista, “a associação de fatores de risco somado à alta ingestão de álcool pode ser fator de desfechos cardiovasculares, assunto este pouco comentado devido a grande propaganda e o fator econômico gerado durante os períodos festivos”.

Vale ressaltar que, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, sendo mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).