Caixas contendo 104 aparelhos de iPhones, de diversos modelos, sem nota fiscal, foram identificadas e apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma abordagem no interior de Alagoas, nessa quinta-feira (30). Além dos mais de 100 aparelhos, 1.338 unidades de acessórios e componentes para os aparelhos também foram apreendidos. O caso foi registrado na BR-423, no município de Canapi.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a PRF, a apreensão aconteceu próximo das 13h30 dessa quinta-feira, quando uma equipe realizava fiscalização de veículos de transporte e carga no km 26.0 da BR 423. "Quando ao verificar as cargas e documentos fiscais do veículo Mbenz/Busscar Jum Bus, cor amarela, que fazia o trajeto São Paulo – Caruaru/PE, foi constatada uma carga de encomenda de eletrônicos e acessórios/componentes celulares sem possuir documentos fiscais comprobatórios da legalidade de aquisição", informou a PRF.
A princípio, a ocorrência está sendo tratada como crime de "descaminho" e os objetos apreendidos foram encaminhados à Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), em Maceió. Descaminho é um crime contra a ordem tributária, que consiste em fraude no pagamento de tributo para entrada, saída ou consumo de mercadoria não proibida no país.
![]() |
Carga tinha mais de mil caixas de bebida sem nota fiscal. Foto: Cortesia / Ascom PRF |
Bebidas sem nota fiscal
Já em São Sebastião, na noite dessa quinta, uma operação da PRF apreendeu mais de mil caixas de bebida sem nota fiscal. A apreensão foi registrada no km 205, da BR-101.
Segundo a PRF, essa apreensão aconteceu por volta das 21h, quando uma equipe abordou um caminhão Vw/24.250, de cor branca. "Durante a fiscalização, foi perguntado ao condutor se o veículo estava carregado e ele informou que transportava 1.080 caixas de bebida alcoólica. Ele afirmou ainda que a mercadoria foi embarcada na cidade de Propriá, em Sergipe e que não possuía nota fiscal", trouxe o relato da polícia.
Por se tratar de trânsito de mercadorias desacompanhadas de documentação fiscal, a Sefaz foi acionada para averiguação e regularização fiscal e tributária da carga. O motorista, o veículo e a carga foram encaminhados ao Depósito Central da SEFAZ, em Maceió, escoltados pela Polícia Fazendária, para lavratura do Termo de Averiguação e procedimentos do órgão.
LEIA MAIS
+Lidas