Carnaval Limpo e Consciente do IMA/AL terá ações durante o final de semana

Com muito frevo e educação ambiental, serão realizadas atividades em Passo do Camaragibe e Marechal Deodoro

Publicado em 11/02/2026, às 15h11
Atividade contará com banda de frevo, mascotes do projeto Nossa Praia e distribuição de sacolas biodegradáveis - Ascom IMA/AL
Atividade contará com banda de frevo, mascotes do projeto Nossa Praia e distribuição de sacolas biodegradáveis - Ascom IMA/AL

Por Assessoria

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas realiza mutirões de limpeza em praias durante o Carnaval, com ações programadas em Passo do Camaragibe e Marechal Deodoro, visando promover a consciência ambiental entre os participantes.

As atividades, que incluem música e distribuição de sacolas biodegradáveis, buscam não apenas limpar as praias, mas também educar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.

O superintendente de Preservação Ambiental destaca que a participação comunitária é essencial para criar uma rede de proteção ao meio ambiente, com impactos positivos que se estenderão no futuro.

Resumo gerado por IA

Em clima de Carnaval, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promove, neste final de semana, mutirões de limpeza em praias. Serão duas ações, uma no Litoral Norte, em Passo do Camaragibe, e outra no Litoral Sul, em Marechal Deodoro. 

As atividades fazem parte do projeto Nossa Praia e têm o objetivo de incentivar cuidados com os espaços públicos, ao som de muito frevo, alegria e consciência ambiental. 

Na sexta-feira (13), a folia é em Passo do Camaragibe. A concentração será na Praia do Marceneiro, a partir das 8h, e segue até o Mirante da Barra de Camaragibe, com a participação de moradores e voluntários.

Já no sábado (14), o bloco da limpeza será na Praia do Francês, às 9h, na barraca do Erickson. O mutirão segue até o final do trecho litorâneo, na barraca Sobre Ondas. A atividade contará com uma banda de frevo, as mascotes do projeto Nossa Praia, Dorothy e Astro, e a distribuição de sacolas biodegradáveis para os banhistas.

Segundo o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande, essas ações são muito importantes para o presente, mas a consciência ambiental criada a partir delas são ainda mais necessárias para o futuro. 

“Essas atividades vão muito além da limpeza da faixa de areia. Ao recolher resíduos, a gente reduz impactos na fauna marinha, evita que o lixo chegue ao oceano e contribui para a preservação dos ecossistemas costeiros. Mas, principalmente, os mutirões promovem conscientização e mostram, na prática, que cuidar da praia é um compromisso coletivo. Quando a comunidade participa, cria-se uma rede de proteção ao meio ambiente e isso gera resultados que serão percebidos a longo prazo”, disse.

Gostou? Compartilhe