Carro elétrico que pode ser dirigido apenas com um pedal começa a ser vendido no Brasil

Publicado em 19/11/2018, às 23h59
Versão tem rodas 16”, mas os faróis de neblina só estarão nas primeiras 1.200 unidades do Creta Smart. (Divulgação) | Folhapress
Versão tem rodas 16”, mas os faróis de neblina só estarão nas primeiras 1.200 unidades do Creta Smart. (Divulgação) | Folhapress

Por Folhapress

Uma das principais notícias do Salão do Automóvel de São Paulo, que pode ser visitado até amanhã no São Paulo Expo (rod. Imigrantes, km 1,5), foi o anúncio da venda de modelos elétricos no Brasil. Entre eles está o Nissan Leaf. O preço assusta, R$ 178.400, mas é o custo de ser um dos primeiros a ter uma nova tecnologia na garagem. Além de conhecer de perto, outra coisa que os visitantes do Salão podem fazer é dirigí-lo. Na curta pista de teste, deu para testar um dos diferenciais do carro, que é o sistema e-Pedal. Ele permite que o motorista utilize apenas o pedal do acelerador. Para andar, claro, basta pressioná-lo. Ao soltar, porém, o carro desacelera até a parada total, como se o freio tivesse sido acionado. O segundo pedal continua existindo, mas deve ser usado somente em emergência. O motor elétrico, com potência equivalente a 149 cv, chama a atenção pelo silêncio, como de todo elétrico, e pelo bom torque. São 32,6 kgfm de força disponível a qualquer momento. Como comparação, é o mesmo torque do Audi A4 com motor 2.0 turbo, que só entrega essa força aos 1.450 rpm do seu motor a gasolina. Isso garante um aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. O Audi faz em 7,3 s. Além de ter um carro que pode ser abastecido na garagem de casa (leia mais abaixo), o preço alto tenta se justificar no conforto. O carro tem bom acabamento e equipamentos como bancos aquecidos, piloto automático adaptativo, câmeras com visão 360˚ e ar-condicionado automático digital.

Teste

A chegada do Leaf e de outros elétricos é o começo de uma revolução no mercado de automóveis, mas que não deve ter resultados imediatos. Para José Luís Valls, presidente da Nissan para América Latina, as expectativas são conservadoras. "A quantidade que vamos trazer vai depender muito da pré-venda. Não procuramos volume de vendas. Estamos apenas testando o mercado", disse. Valls também falou que o Brasil precisa de investimento em infraestrutura para a popularização dos carros elétricos. Segundo ele, há conversas avançadas entre a Nissan e o governo. "É importante o público e o privado trabalharem juntos nesse momento", afirmou.

Creta ganha versão Smart 1.6 com câmbio automático

O Hyundai Creta ganhou uma versão mais barata com motor 1.6 e câmbio automático, a Smart. Ela parte de R$ 83.490 e fica posicionada entre a Attitude (R$ 77.890 1.6 manual) e a Pulse Plus (R$ 91.890 1.6 automática). Entre os itens de série, o Creta Smart tem rodas 16", monitoramento de pressão dos pneus, sistema Start/ Stop, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, fixação para cadeirinhas infantis (Isofix), alarme, direção elétrica e retrovisores com comandos elétricos. A marca oferecerá também faróis de neblina de fábrica para as primeiras 1.200 unidades produzidas. Em relação ao Pulse Plus, que tem rodas 17", o Smart perde ar-condicionado automático e a central multimídia com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, mas vem com o climatizador manual e o rádio comum com conexão Bluetooth. A mecânica utiliza motor 1.6 16v flex de até 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque e câmbio automático de 6 marchas. No Salão de São Paulo a marca mostra a outra ponta da linha Creta com a versão de luxo Diamond com rodas 19" e teto solar panorâmico, mas a configuração ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

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