Saúde

Casos de dengue chegam a 1,5 milhão em 2015; zika já está em 18 Estados

24/11/15 - 15h38

Números mostram um fortalecimento do mosquito, que estaria se adaptando às condições climáticas do Brasil (Crédito: Reprodução)

Números mostram um fortalecimento do mosquito, que estaria se adaptando às condições climáticas do Brasil (Crédito: Reprodução)

Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que chegou a 1,5 milhão de casos prováveis de dengue em todo o Brasil, de janeiro até 14 de novembro. Houve um aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado e 7% a mais em comparação com 2013. O estudo foi realizado nos últimos dois meses, e divulgado pela pasta nesta terça-feira (24).

Com relação a casos graves de dengue, o ministério registrou aumento de 104% na comparação com 2014, pois o número passou de 728 para 1.488 neste ano. De acordo com a pasta, 811 pessoas morreram por decorrência da doença em 2015, índice que cresceu 79% em relação ao ano passado.

Ao todo, o governo federal já enviou R$ 1,25 bilhão para reforçar o combate à dengue em 2015 nos estados e municípios brasileiros. Durante a apresentação dos dados, o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB), afirmou que só aumentará o valor dos repasses caso seja necessário.

Em 2015, também foram registrados 17mil casos suspeitos de chikungunya, sendo que 6.700 foram confirmados. O ministério avalia que os números mostram um fortalecimento do mosquito, que estaria se adaptando às condições climáticas do Brasil.

O levantamento identificou 665 municípios que devem ficar em alerta sobre as doenças, pois têm até 3,9% dos imóveis com focos do mosquito. Dentre as capitais brasileiras, somente o Rio de Janeiro está em situação de risco, enquanto outras seis estão em alerta (Aracaju, Recife, São Luis, Cuiabá, Belém e Porto Velho).

Por isso, a pasta reforça que o combate ao Aedes aegypti precisa ser feito de forma a impedir que ele nasça, e em todas as épocas do ano.