Celso Luiz responde por lavagem de dinheiro, fraude a licitação e outros crimes

Publicado em 12/05/2017, às 12h21

Por Redação

O ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz, os ex-secretários Jorge Valença e Carlos Alberto, e o ex-vice-prefeito, Genaldo Vieira, alvos de mandados de prisão na manhã desta sexta-feira, 12, por meio da Operação da Polícia Federal denominada Deusa da Espada, respondem por quatro crimes nos autos do processo que são: lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude às leis de licitação e desvio de verba federal.

Os recursos federais desviados pelo grupo, estimados em quase R$ 17 milhões, eram do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e de outros programas do governo federal na área de educação, depositados pela União nas contas da prefeitura de Canapi entre 2015 e 2016.

Também consta no processo a contratação irregular de carros-pipa, inserida no crime de fraude às leis de licitação, para abastecimento de água no município.

Segundo a PF, o ex-vice-prefeito, Genaldo Vieira, está foragido.

Os acusados já foram ouvidos pela juíza Camila Monteiro Milan, na 11ª Vara da Justiça Federal, no município de Santana do Ipanema, e devem ficar detidos na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Maceió. Antes, eles passam por exame de corpo de delito no IML.

Gostou? Compartilhe