CEO de empresa de tecnologia morre ao despencar de mais de 900 metros de pico com geleira

Publicado em 21/09/2025, às 15h26
Foto: Reprodução/X
Foto: Reprodução/X

Por Extra Online

O CEO argentino da empresa de tecnologia GranData, sediada em São Francisco (Califórnia, EUA), morreu ao despencar mais de 900 metros quando estava no topo de uma montanha no estado.

Matías Augusto Travizano, que tinha 46 anos, estava começando a descer o pico do Monte Shasta, de 4.268 metros, quando a tragédia aconteceu, em 12 de setembro. Mas o argentino se desviou acidentalmente do caminho de descida mais simples e acabou preso na Geleira Wintun. Este ponto íngreme e gelado fica a impressionantes 4.160 metros de altura e exige conhecimentos técnicos, de acordo com o "San Francisco Chronicle". Matías ficou preso lá em cima com um dos desconhecidos com quem ele caminhava, segundo relatos.

A dupla tentou deslizar pela trilha gelada para chegar a um local mais seguro. Foi quando o argentino escorregou e caiu de uma altura de cerca de 90 metros. Ele pareceu desmaiar por cerca de 10 minutos, durante os quais o outro alpinista tentou alcançá-lo, de acordo com o "SF Gate".

Porém, ao recuperar a consciência, Matías acabou caindo novamente, de uma altura elevadíssima, ficando fora da vista do homem que tentava resgatá-lo.

O corpo do argentino foi encontrado na base da geleira pela unidade de helicópteros da Patrulha Rodoviária da Califórnia.

"Embora a Rota Clear Creek seja considerada uma das trilhas 'mais seguras' da montanha para chegar ao cume, os escaladores podem ficar desorientados em condições de baixa visibilidade, principalmente ao descer do planalto do cume. Uma vez fora da trilha, esses escaladores frequentemente se perdem em áreas mais perigosas nas drenagens de Ash Creek ou Mud Creek, onde acidentes são mais propensos a ocorrer", informou o gabinete do xerife do condado de Siskiyou.

Quem era a vítima?

Matías era formado em Física e se destacou como empreendedor cuja empresa, a GranData, é especialista em análise de dados. Inicialmente, tornou-se expert em criptomoedas y tecnologia blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa).

Ele foi nomeado conselheiro governamental na Argentina em 2024 pelo presidente Javier Milei e ajudou a orquestrar a primeira viagem do político ao Vale do Silício, informou o "Chronicle". O CEO foi visto numa foto de um grupo ao lado de Milei e do CEO da Apple, Tim Cook, durante a viagem oficial, segundo o jornal "La Nación". Durante sua estada de quatro dias, Milei se encontrou também com Sundar Pichai, CEO do Google; Sam Altman, chefe da Open AI, uma empresa líder em inteligência artificial; Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e CEO da Meta; e Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX.

Ele foi lembrado como "extremamente afetuoso, um ótimo pai de família e muito engraçado" por um amigo que escreveu um obituário.

Seu filho, Kai, tem menos de 1 ano.

Gostou? Compartilhe