Além de ser excelente fonte de vitamina C, ácido fólico e potássio, o limão possui uma série de fitoquímicos ativos que traz diversos benefícios para a saúde.
LEIA TAMBÉM
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Ana Paula Pujol destaca o limoneno, um antioxidante poderoso presente na casca do limão que pode evitar o acúmulo de gordura no fígado, reduzir ansiedade, aliviar azia e refluxo e até mesmo prevenir câncer.
De acordo com a especialista, para obter os efeitos positivos do limoneno em longo prazo é necessário que seu consumo seja diário, já que sua meia vida (tempo que fica no corpo) é de 12 a 24 horas. Uma boa maneira de garantir a dose de limoneno é por meio de um chá da casca do limão.
Como preparar chá da casca do limão
O chá da casca de limão precisa ser preparado de forma um pouco diferenciada para que o limoneno não seja perdido. O ideal, segundo a nutricionista, é fazer infusão da casca do limão em água pré-fervura, por 3 minutos, sem ferver a casca. Isso porque os terpenos (mirceno e limoneno) presentes na casca do limão são leves e voláteis e são os primeiros a evaporar com o aquecimento. Além disso, os glicosídeos de flavonas (outros compostos da casca da fruta) também podem ser destruídos quando aquecidos a temperaturas mais altas por um longo período.
A profissional ainda indica consumir o chá da casca de limão antes de uma refeição para que seja estimulada a liberação de enzimas pancreáticas e conteúdo biliar, que podem melhorar a digestão.
Benefícios dos chás para a saúde
Consumir chás de ervas é um hábito comum adotado por pessoas que buscam tratamentos naturais para combater e aliviar sintomas de infecções e problemas simples de saúde, como gripes e resfriados. Mas você sabe, exatamente, quais são as infusões que realmente promovem bem-estar?
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista clínica funcional Fernanda Granja indica um mix de chás capaz não somente de acabar com a gripe como também evitar que a condição se transforme em sinusite. Confira a lista de ervas poderosas e o modo de preparo de cada infusão:
Chás que ajudam a combater gripes
Chá de guaco: de acordo com a nutricionista, a erva tem ação anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana, combatendo assim gripes e resfriados. Para preparar o chá, ferva meio litro de água e misture uma colher de sopa das folhas de guaco picadas. Mantenha a fervura por mais cinco minutos e depois coe.
Chá de limão: para aproveitar bem os polifenóis no chá, corte uma unidade da fruta em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos. Para adoçar, adicione um pouco de mel, que também contribui para combater problemas respiratórios.
Chá de gengibre: corte um pedaço grande de gengibre em rodelas, ferva meio litro de água, desligue o fogo e deixe-o na infusão por dez minutos. A nutricionista explica que o gingerol, ativo do gengibre, tem ação poderosa contra fungos, bactérias e vírus.
Chá de alho: o alimento é fonte de alicina, zinco e selênio, que são minerais importantes para o sistema imunológico. Para fazer o chá, coloque o alho no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor para que o princípio ativo seja liberado e aproveitado.
LEIA MAIS
+Lidas