Chega a 19 o número de mortos na Índia, após avalanche no Himalaia

Publicado em 07/10/2022, às 09h18
Ananda in the Himalayas/Divulgação
Ananda in the Himalayas/Divulgação

Por O Globo

Autoridades confirmaram, nesta sexta-feira, a morte de pelo menos 19 pessoas, devido a uma avalanche que ocorreu na terça-feira, no Himalaia, Índia. As más condições climáticas dificultam os esforços de resgate.

A polícia, a força aérea indiana e as equipes de emergência foram mobilizadas para as tarefas de busca, que já permitiram o resgate de 32 pessoas, apesar da neve e da chuva na área.

A avalanche atingiu em cheio um grupo de aprendizes de uma organização local de montanhismo, o Instituto de Montanhismo Nehru, além de sete instrutores e uma enfermeira. Eles estavam perto do cume da montanha Draupadi ka Danda II, quando foram surpreendidos.

– Dezenove corpos foram recuperados. Dez pessoas ainda estão desaparecidas – confirmou Ridhim Aggarwal, da agência estatal de desastres de Uttarakhand. O último saldo informado era de 10 pessoas falecidas.

Sunil Lalwani, um dos aprendizes resgatados, creditou aos instrutores o salvamento de muitas vidas.

Incidentes de escalada são comuns no Himalaia, na cordilheira onde o Everest está localizado e em várias das montanhas mais altas do mundo.

Em agosto, o corpo de um alpinista foi recuperado, dois meses depois de cair em uma fenda enquanto atravessava uma geleira, no estado de Himachal Pradesh, no Norte do país.

Na semana passada, uma avalanche matou o montanhista nepalês Anup Rai e a renomada montanhista americana Hilaree Nelson no pico Manaslu, de 8.163 metros, no Nepal.

Gostou? Compartilhe