Contextualizando

Chegou a hora e a vez de JHC

Em 5 de Setembro de 2025 às 07:00

Por Redação

Não é segredo para ninguém que o prefeito João Henrique Caldas (PL) tem evitado entrevistas e pronunciamentos públicos desde que, em outubro passado, sua tia Marluce Caldas foi escolhida pelo Superior Tribunal de Justiça para compor lista tríplice para concorrer à nomeação de ministra da Corte.

A expecativa foi grande, mas quase um ano depois ela conseguiu o seu intento, ao tomar posse no STJ, ontem à tarde, em vaga aberta desde a aposentadoria da ministra Laurita Vaz.

"E o que tem a ver o prefeito JHC com isso?", podem se perguntar alguns desavisados.

"Tudo" é a resposta de quem está minimamente inteirado das questões políticas locais.

Da inclusão de Marluce na lista tríplice do STJ, em outubro de 2024, até a nomeação dela, o principal personagem dos bastidores foi seu irmão João Caldas, pai de JHC, ex-deputado estadual e federal, que, sem exercer mandato há alguns anos, se mantém influente como grande articulador, aqui no Estado e em Brasília.

Os holofotes, contudo, se voltaram para o prefeito de Maceió, sobrinho de Marluce e hoje um dos expoentes políticos da família, tanto quanto sua mãe, senadora Eudócia Caldas (PL).

Foi a partir do tal "Acordo de Brasília", pelo qual JHC teria se comprometido a não ser candidato a governador em 2026, desde que Marluce Caldas fosse nomeada ministra, que o protagonismo do jovem prefeito se exacerbou em relação a essa questão.

O que se dizia até ontem era que João Henrique Caldas somente se manifestaria sobre seu futuro politico após a confirmação da sua tia como ministra do STJ.

Consumada a investidura dela como membro da segunda mais relevante corte jurídica do Brasil, chegou a hora e a vez de JHC anunciar de público, de forma oficial, qual a sua postura a partir de agora, até para se explicar junto aos eleitores, especialmente os aliados.

Vai cumprir o acordo de não se candidatar ao governo o próximo ano e concluir seu mandato?

Vai mesmo apoiar a reeleição do presidente Lula (PT) e a candidatura do senador Renan Filho (MDB) ao governo estadual?

Vai ser candidato a senador?

Fala, JHC...

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas