O feijão preto virou creme e ganhou uma farofinha de alho crocante. A banana, em vez de milanesa, é nua e delicadamente refogada na manteiga, gengibre e cebola. Já a couve, leva um susto na banha de porco (considerada por especialistas como a gordura mais saudável) e no tempero mineiro, e vem coroada com cubos de laranja.
LEIA TAMBÉM
Para escoltar essas iguarias brasileiras, cheias de mineirices, dois pedaços de carne de sol de picanha (macia) e um espetinho de corações grelhados. E, claro, o molho boi lambão (pimenta dedo de moça, alho, vinagre, limão, laranja, sal e azeite), afinal, alguns pingos de pimenta na feijoada são essenciais.

Detalhe da carne de sol de picanha do novo prato da Boa Lembrança
Gente do céu! Essa é melhor feijoada criativa que já comi em minha vida. Batizada de Chico da Feijoada, esse é o novo prato da Boa Lembrança do restaurante Divina Gula.
A concepção é do mestre e chef André Generoso que, mais uma vez, inspirado na amizade, criou a receita para homenagear Chico do Recanto da Feijoada. Ele foi o primeiro apoiar André quando o mineiro abriu o Divina Gula, no verão de 1988, na praia da Jatiúca.

Produção da cozinha do Divina Gula: Boi lambão (na bacia) e a carne do sol de picanha dos Deuses
O Divina Gula já criou 16 pratos para a Boa Lembrança. Desses, alguns são inesquecíveis como o Arroz de Quenga Rica, Costela do Zezé Pipi, Frangote de Marcha Lenta… Mas me atrevo a dizer: Chico da Feijoada é o melhor de todos os tempos, deste a valorização dos produtos preparados na própria cozinha da casa, como a carne de sol, linguiça, e os ingredientes da horta orgânica, à couve e a banana. E André, por favor, faça Boi Lambão (molho de pimenta) para vender, ele agrega sabor ao paladar com muita elegância.

Chico, o homenageado pelo chef André Generoso
Mas a essência de fato do sabor é a amizade e Chico merece. Ex-garçon, Chico juntou suas economias e abriu o seu boteco, o Recanto da Feijoada (37 anos), até hoje no mesmo cantinho e sempre junto de sua amada Tereza.
“Amigo é coisa para se guardar/Debaixo de sete chaves/ Dentro do coração” (Milton Nascimento).

Quem saboreia Chico da Feijoada ganha o prato de cerâmica pintado a mão da Boa Lembrança
Quem é – A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados. O Divina Gula é associado desde 1998, e o primeiro prato foi Frango com Quiabo.

Família Divina Gula: Os chefs André e Vitor, Claudinha e Diogo, os comandantes da casa
Rota Divina Gula
Av. Eng. Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca –Telefone: (82) 3235-1016
LEIA MAIS
+Lidas