por Pedro Acioli*
Publicado em 09/02/2026, às 11h00
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo amarelo e laranja para chuvas em 102 cidades de Alagoas, com validade até a noite de terça-feira, podendo ser prorrogados, o que pode resultar em alagamentos e descargas elétricas.
As chuvas nas áreas em alerta laranja podem atingir entre 30 e 60 mm/h, enquanto nas cidades em alerta amarelo, a previsão é de 20 a 30 mm/h, aumentando o risco de interrupções nos serviços públicos e danos materiais.
A população é orientada a evitar sair durante o mau tempo, desconectar aparelhos elétricos e proteger pertences em caso de inundação, com informações adicionais disponíveis através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou na manhã desta segunda-feira (09) um alerta de perigo amarelo de chuvas para Maceió e outras 43 cidades de Alagoas e divulgou um alerta de perigo laranja de chuvas em outras 58 cidades do estado. Os avisos são válidos até às 23h59 desta terça-feira (10), porém podem ser renovados por mais tempo.
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações do Inmet, nas cidades com perigo de chuvas (alerta laranja), há risco de alagamentos, de descargas elétricas e transbordamento de rios. As chuvas devem ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Já para os municípios com perigo potencial (alerta amarelo), o Instituto divulgou que é baixo o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
É recomendado evitar enfrentar o mau tempo e observar alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de inundação, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira as cidades em alerta laranja:
Veja as cidades em alerta amarelo:
LEIA MAIS
+Lidas