O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de perigo potencial e perigo para Maceió e 83 municípios de Alagoas, válidos até sábado, 22, devido a previsões de chuvas intensas e ventos fortes.
Cidades sob alerta laranja podem enfrentar chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h, enquanto as com alerta amarelo têm chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, aumentando o risco de alagamentos e quedas de árvores.
As autoridades recomendam precauções, como evitar abrigar-se sob árvores e desligar aparelhos elétricos, além de disponibilizar contatos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para emergências.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas - um de perigo potencial (amarelo) e outro de perigo (laranja) - para Maceió e outros 83 municípios de Alagoas (veja a lista completa ao final da matéria). Os alertas têm validade até esse sábado, 22.
LEIA TAMBÉM
Na publicação do órgão federal, 30 dos 84 estão sob os dois avisos, enquanto que os demais (54) estão apenas com o alerta amarelo.
Segundo o Inmet, para os que estão em risco laranja, é esperado chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia; ventos intensos, que podem ir de 60 km/h a 100 km/h; além do risco de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para os que estão no aviso amarelo as chuvas podem ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos podem chegar aos 60 km/h. Também existe o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Confira as instruções para o período:
Veja a lista dos 30 municípios que estão sob os dois alertas:
Confira as cidades que estão apenas com o aviso amarelo de perigo potencial:
+Lidas