Cidade do Sertão de Alagoas entra em situação de emergência por causa da estiagem

Publicado em 29/01/2026, às 14h39
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Arquivo TNH1
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Arquivo TNH1

Por Redação

O município de Ouro Branco, em Alagoas, teve sua situação de emergência reconhecida devido a um longo período de estiagem, afetando o abastecimento de água e a agricultura local.

Além de Ouro Branco, Pombal na Paraíba e Caiçara do Norte no Rio Grande do Norte também enfrentam crises hídricas, com Caiçara do Norte em situação de emergência por seca prolongada.

As prefeituras podem agora solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, incluindo a compra de alimentos e itens de higiene para a população afetada.

Resumo gerado por IA

O município de Ouro Branco, no Sertão alagoano, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quinta-feira (29).

De acordo com o Ministério, o município enfrenta um período prolongado de estiagem, o que tem provocado impactos significativos no abastecimento de água, na agricultura e na rotina da população local.

Além da cidade alagoana, o município de Pombal, na Paraíba, também enfrenta situação semelhante. Já a cidade de Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, entrou em situação de emergência por causa da seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

As portarias com os reconhecimentos já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Gostou? Compartilhe