Algumas pessoas podem pensar que os mosquitos gostam mais do sangue dela do que de outros humanos. Não é incomum que um grupo de amigos sentem para conversar e se divertir ao ar livre, e no final, apenas um deles seja atacado pelos insetos. Esse tem sido o motivo de investigação de pesquisadores da revista científica “Cell”. Nesse debate, fatores como o tipo sanguíneo, genes e suor vêm sendo apontados como os causadores dessa preferência.
LEIA TAMBÉM
Compreender o que torna alguém um 'ímã de mosquito' irá sugerir maneiras de projetar intervenções para tornar as pessoas menos atraentes para os mosquitos recursos para combater a propagação de doenças transmitidas por mosquitos. Alguns estudos anteriores evidenciaram que as vítimas são escolhidas pelo seu cheiro, que odores exalados pelo organismo são rastreados no ar pelos animais, cujas antenas funcionam como nariz. As novas pesquisas sugerem que a composição ácida da sua pele pode ser o fator decisivo na escolha de um mosquito.
A maioria das pessoas já estão familiarizadas com o cheiro do odor corporal que pode vir de lugares como as axilas, mas e os cheiros menos óbvios ao longo das áreas do corpo que são mais propensas a picadas de insetos?
Para descobrir, os pesquisadores coletaram amostras de odor de pele humana fazendo com que pessoas que foram picadas por mosquitos mais vezes usassem meias de nylon em seus antebraços. Eles então fizeram o mesmo para um grupo de voluntários que quase nunca foram picados pelos insetos para que pudessem comparar o odor de pessoas que eram atraentes ou não atraentes para os mosquitos.
LEIA MAIS
+Lidas