CNH digital deverá ser lançada no próximo mês em Alagoas

Publicado em 30/08/2017, às 10h16

Por Redação

O presidente do Detran Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, anunciou, em entrevista ao jornalista Gernand Lopes, no programa Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara FM Maceió, que a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) deverá ser lançada no estado até o dia 25 de setembro.

O projeto, elaborado pelo Ministério das Cidades, foi aprovado em julho deste ano, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com isso, além do documento físico, os motoristas terão também o virtual da CNH, por meio de um aplicativo que poderá ser instalado em aparelhos de celular.

“Quero que Alagoas tenha a primeira CNH-e expedida no Brasil. Isso é uma referência e vai ter um simbolismo muito grande, tanto que o nosso serviço de internet está com a logística toda voltada para isso”, revelou o presidente.

Os usuários da CNH que ainda não passaram pela última atualização, que trouxe novos itens de segurança ao documento, também poderão migrar para a CNH-e, e optar por ter dois tipos de porte de documentos, o físico e o digital.

“A nova CNH-e, ao ser expedida pelo smartphone, não vai prejudicar a CNH antiga. Por exemplo, quem renovou há pouco tempo, poderá guardar a habilitação em cédula, porque ela vai estar dentro do prazo de validade. [Para a carteira digital] o cidadão poderá entrar no sistema, se habilita e a vantagem disso é que o custo vai diminuir”, avalia.

O Detran deverá encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas um projeto de Lei que deverá criar uma taxa para que o cidadão possa adquirir o novo documento. O valor ainda não está fechado, mas será muito abaixo do que hoje e cobrado pela CNH tradicional.

Os dados da CNH-e poderão ser facilmente bloqueados e transferidos pelo proprietário do documento, nos casos em que tiver o aparelho roubado, furtado ou perdido.

“Com as informações pessoais, o usuário poderá acessar diretamente o site do Detran-AL e bloquear os dados, bem como transferir o documento para outro aparelho de smartphone”, esclareceu o presidente.

CNH digital

Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.

A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Gostou? Compartilhe