Brasil

Cocaína rosa: Polícia apreende nova droga vendida na Esplanada dos Ministérios

Metrópoles | 20/08/21 - 07h53
Reprodução

Investigadores da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), da Polícia Civil do Distrito Federal apreenderam, pela primeira vez na história, uma nova droga conhecida como Pink Powder ou, na tradução livre, cocaína rosa. Sintética e muito mais cara do que o pó branco comum no mercado do tráfico, o entorpecente é consumido exclusivamente por usuários de alto poder aquisitivo.

A cocaína rosada tinha como destino usuários que trabalham na Esplanada dos Ministérios, segundo as apurações da PCDF. Desde junho deste ano, policiais da Cord investigavam um traficante que levava uma vida luxuosa vendendo grandes porções de pó na área central e em áreas nobres da capital da República. Nesta quinta-feira (18/8), o suspeito foi abordado quando se preparava para fazer novas entregas.

O traficante de 54 anos mantinha casas confortáveis na Candangolândia e em Arniqueiras. Quando foi abordado, ainda dentro do carro, o criminoso foi flagrado com um revólver calibre 38 municiado, diversas porções de cocaína, faca, entre outros objetos. Na residência de alto padrão, dentro de um cofre de aço, os agentes encontraram cerca de três quilos de cocaína, uma pistola calibre .380 importada, diversas munições, R$ 19 mil em espécie, vários relógios e joias.

Cocaína no PIX

Na casa do traficante foram apreendidos livro de contabilidade, máquina para pagamento com cartões, além de dois automóveis e motocicleta. No entanto, um extrato com dezenas de transferências via PIX chamou a atenção dos policiais. “Essa movimentação financeira ocorreu apenas no mês de abril. O volume de vendas era enorme e proveniente do tráfico de cocaína para usuários de alto poder aquisitivo”, explicou o coordenador da Cord, delegado Rogério Rezende.

Os investigadores identificaram que o criminoso viajava com muita frequência para os Estados Unidos, onde teria facilidade para adquirir a cocaína rosa. Ele mantinha residência fixa na região de San Mateo, na Califórnia. O bandido foi autuado, em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, porte e posse ilegais de arma de fogo, além de porte de arma branca.

Efeitos do pó rosa

Nos últimos anos, em países europeus e nos Estados Unidos, o consumo de cocaína se espalhou entre usuários de classe alta. O pó rosado rosado, também é conhecido como Tucibi (2CB), Vênus, Eros ou Nexus. A cocaína rosa é uma droga sintética com efeitos psicodélicos e, de acordo com pesquisas feitas em laboratório, a substância altera todos os sentidos e modifica a percepção do mundo com alucinações visuais e pensamentos.

Em alguns casos, a falta de controle da imaginação causa terríveis ataques de medo ou pânico, assim como o LSD. A droga combina os efeitos alucinógenos desta última substância com os eufóricos e energéticos do Ecstasy (MDMA). O usuário percebe uma sensação de força exagerada, intenso nervosismo e excitação .