Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue

Publicado em 16/12/2025, às 16h48
David Silas/ Ascom Maceió Saúde
David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Por Ascom Maceió Saúde

O Hospital da Cidade realizou uma ação interna de doação de sangue, envolvendo colaboradores de diversas áreas e destacando a importância do compromisso social e da empatia no ambiente hospitalar.

A iniciativa foi estruturada para facilitar o acesso ao posto de coleta e promover a cultura da doação, com profissionais reconhecendo a necessidade urgente de sangue para procedimentos médicos e o impacto emocional sobre as famílias dos pacientes.

A diretora-geral do hospital e a diretora-presidente do Maceió Saúde enfatizaram que a mobilização reflete os valores da instituição e contribui para a rede de saúde local, reforçando a importância de manter estoques adequados para atendimentos de emergência.

Resumo gerado por IA

O Hospital da Cidade (HC) promoveu, nesta terça-feira (16), uma ação interna de doação de sangue, unindo cuidado, empatia e compromisso social em um mesmo gesto. A iniciativa mobilizou de forma significativa colaboradores de diferentes áreas da instituição, reunindo profissionais da equipe assistencial, como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, e funcionários de setores administrativos, entre eles TI, Recursos Humanos e Financeiro.

Organizada para facilitar o acesso dos profissionais ao posto de coleta e incentivar a cultura da doação dentro do ambiente hospitalar, a ação seguiu um fluxo estruturado, com cadastro no sistema do Hemopac, triagem clínica para avaliação dos doadores, coleta do sangue e, ao final, a oferta de um lanche para recuperação.

Entre os participantes estava a técnica em enfermagem da UTI, Maria Ferreira, que destacou a importância da atitude, a partir da vivência diária no cuidado aos pacientes. “Eu decidi doar sangue pela importância desse ato, tanto para mim quanto para o paciente. Trabalhar num ambiente hospitalar impacta também nessa decisão porque você vê a necessidade do outro, né? E quando a gente vê a necessidade do outro, a gente quer fazer algo”, frisou.

Para a técnica, a experiência profissional torna ainda mais evidente o valor da doação. “Normalmente, é necessário estoque de sangue para procedimentos urgentes. Eu vejo o desespero dos parentes em contatar todo mundo para conseguir. Acompanhar o desespero da família num momento como esse é angustiante. Então, nós que trabalhamos diariamente cuidando de pessoas, sabemos o quanto é fundamental a doação", acrescentou.

Maria também ressaltou que a iniciativa traz benefícios para quem doa. “Muitas pessoas não têm esse conhecimento, mas doar sangue faz bem para a nossa saúde também, como a renovação de células sanguíneas, por exemplo, reciclando o nosso sistema circulatório”, explicou.

Para a diretora-geral do Hospital da Cidade, doutora Célia Fernandes, a ação reflete os valores que norteiam a atuação da unidade. “Somos um hospital que cuida de pessoas em todas as dimensões, e isso começa dentro de casa. Ver nossos colaboradores engajados em uma causa que salva vidas mostra que o cuidado ultrapassa os leitos e se estende à comunidade como um todo”, ressaltou.

A diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social que administra o HC, Camila Porciúncula, também ressaltou o impacto da mobilização. “Essa ação traduz o propósito do Maceió Saúde de integrar gestão eficiente, inovação e cuidado humano. Incentivar a doação de sangue entre nossos colaboradores é uma forma concreta de contribuir para a rede de saúde e para a população de Maceió, reforçando estoques que são essenciais para atendimentos de urgência e emergência”, pontuou.

O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde.

Gostou? Compartilhe