Interior

Com inverno chuvoso, fumicultura espera safra melhor que a de anos anteriores no Agreste

Patrícia Bastos/ 7Segundos | 28/07/20 - 12h50

O inverno mais chuvoso dos últimos anos no Agreste é motivo de comemoração para os produtores rurais. As chuvas, que começaram a cair no mês de março animou muitos agricultores familiares a plantar ou a aumentar a área plantada de fumo este ano. E as expectativas são boas:

“Já podemos dizer que a safra deste ano vai ser melhor que a do ano passado e, se continuar chovendo como agora até o mês de agosto, teremos também uma safra muito melhor em termos de qualidade”, explica o agricultor José Humberto da Silva, que é diretor do Sindicato dos Agricultores Familiares de Arapiraca e também produtor de fumo.

Segundo ele, a percepção geral é de que houve um aumento na área plantada de fumo em Arapiraca, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Craíbas, que já está inserida na região semiárida.

Além de o período chuvoso ter começado em março, também contribui para a fumicultura o fato de as chuvas serem distribuídas - fracas e de longa duração, porque nutrem a planta do fumo sem levar embora os nutrientes do solo, o que proporciona plantas com folhas mais largas e resistentes.

“Entre o mês de agosto até o dia 15 de setembro, começa a fase da colheita e da secagem do fumo nos varais. Neste período, a gente espera que não chova mais para não prejudicar o processo”, declarou.

De acordo com medições pluviométricas feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, até o final no mês de junho, o município já havia atingido 90% da média de chuvas para todo o ano. Para alguns agricultores, a quantidade de chuvas já é mais do que suficiente, como é o caso de Rogério Bastião, da Vila Aparecida.

Ele já começou a colheita de fumo agora torce para o fim das chuvas. “Conseguimos uma boa safra, as perdas só vão acontecer se as chuvas continuarem e se vierem fortes”, declarou.