Saúde

Com pouco mais de 200 crianças vacinadas, Maceió segue imunizando apenas público com comorbidade

TNH1 | 19/01/22 - 11h55
Victor Vercant/SMS

Em dois dias, a capital alagoana registrou a vacinação de apenas 211 crianças depois da abertura para a imunização da população infantil, de 5 a 11 anos. Neste primeiro momento, como já havia sido estabelecido pelo Ministério da Saúde, as doses em Maceió estão sendo disponibilizadas para o público com deficiência permanente e/ou comorbidades.

O Município havia comunicado anteriormente que o público estimado de 5 a 11 anos é de 106.341 crianças. Desse total, 12.300 estão com 5 anos, enquanto 13.261 estão com 6; 14.303 com 7; e 14.858 com 8 anos. Já 16.224 crianças completaram 9 anos; 18.716 estão com 10 e 16.679 têm 11 anos. Na última semana, a capital recebeu 5.590 doses da vacina pediátrica da Pfizer. Há a expectativa do recebimento de mais uma remessa, já que chegou a Alagoas nessa terça-feira (18) o segundo lote de vacinas para crianças, com mais 22.100 doses.  

Em contato com o TNH1, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou que a capital ainda não havia recebido, até às 10h desta quarta-feira, 19, parte do novo lote de vacinas destinado para o Estado, para ampliar o quantitativo de doses. 

Apesar de outras capitais já estarem vacinando crianças sem comorbidades, de acordo com a faixa etária, o cronograma da Saúde mostra que elas devem ser vacinadas numa fase posterior, começando por quem tem 11 anos de idade e seguindo com as demais faixas de público nos dias seguintes. Mas até o momento, não há previsão para este avanço em Maceió. 

Início da imunização das crianças - O Município deu início, na última segunda-feira, 17, à vacinação pediátrica, com o imunizante da Pfizer sendo aplicado exclusivamente em crianças, em salas climatizadas, por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O procedimento está sendo realizado com atividades lúdicas como oficinas de slime, personagens temáticos infantis, distribuição de lanches, doces e certificados para que as crianças possam se sentir mais à vontade.

Pontos de vacinação - Os postos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel), vão apresentar raias separadas e espaços temáticos para o público infantil.

Com a ressalva das crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais. 

Saiba mais sobre as prioridades, clicando nos links abaixo:

Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com Deficiência - Plano de Vacinação

Documentação necessária - Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação + caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Características - A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

Para fortalecer a segurança, a Anvisa também ressalta que as medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento social, lavagem e higienização das mãos e uso de máscara continuam recomendadas para pessoas de todas as idades.