A Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Rio decidiu pela revogação da prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), presidente da Casa. O placar ficou em 4x3.
Votaram a favor da revogação os deputados Rodrigo Amorim (União Brasil), Alexandre Knoploch (PL), Fred Pacheco (PMN) e Chico Machado (Solidariedade). Os votos divergentes foram de Luiz Paulo (PSD), Elika Takimoto (PT) e Carlos Minc (PSB).
Entre os divergentes tinham dois entendimentos em discussão: Minc queria o voto pela manutenção da prisão. Já Luiz Paulo e Elika votaram pela separação dos votos; criando um relatório sobre manutenção da prisão e outro relatório sobre o afastamento da presidência.
O relatório votado pelos deputados será analisado logo mais, às 15h, em sessão extraordinária do plenário da Casa.
Preso desde a semana passada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), Bacellar é acusado de vazar informações de uma operação da Polícia Federal que culminou na prisão do ex-deputado TH Jóias, apontado como elo do Comando Vermelho na política fluminense.
Após decisão da CCJ, o processo segue para o plenário da Alerj, onde a votação será aberta e nominal. A sessão será conduzida pelo vice-presidente da Casa, Guilherme Delaroli (PL). Para qualquer decisão, são necessários ao menos 36 votos entre os 70 parlamentares.
+Lidas