Quem já recebeu uma parcela do auxílio emergencial ou o FGTS emergencial mas ainda não está autorizado a sacar o dinheiro tem uma opção para fugir da restrição imposta pelo governo. Fintechs (empresas de tecnologia financeira) como PagBank, Nubank, Mercado Pago e PicPay oferecem a possibilidade de transferir os valores para conta pessoal sem limitação de saques ou transferências.
LEIA TAMBÉM
As últimas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 e o FGTS emergencial estão sendo liberados pelo governo federal em duas etapas. Na primeira, o dinheiro é depositado em poupança digital e fica disponível somente para pagamento de contas e para compras com cartão virtual. Saques e transferências são permitidos apenas na segunda etapa, o que pode demorar meses.
A justificativa oficial do governo e da Caixa é que a restrição evita aglomerações em agências e lotéricas. As transferências também foram proibidas na primeira etapa para que os beneficiários não enviassem o dinheiro a outra conta na Caixa e fizessem o saque fora do cronograma.
A alternativa que as Fintechs oferecem é a de usar o app da Caixa para pagar um boleto ou fazer uma compra online que, na prática, transfere o auxílio ou o FGTS emergencial a uma conta em nome do próprio beneficiário. Com isso, a pessoa pode usar o aplicativo da fintech para fazer novas transferências ou sacar o dinheiro.
Este tipo de operação não é irregular. O Banco Central, que regula a atividade de instituições financeiras, autoriza fintechs a usarem boletos para depósito em contas digitais.
Veja a seguir o passo-a-passo para antecipar a transferência de valores do Caixa Tem para a conta pessoal em algumas fintechs.
PagBank
Primeiro, é necessário baixar o aplicativo e abrir uma conta. Depois, o procedimento pode ser feito via boleto ou cartão digital.
Via boleto (dinheiro é transferido em até três dias):
Via cartão virtual da Caixa (transferência é gratuita e o saldo liberado na hora)
Mercado Pago
Primeiro, é necessário abrir uma conta e baixar o aplicativo. Depois, siga estes passos:
Nubank
Primeiro, é necessário abrir uma conta e baixar o aplicativo. Depois, siga estes passos:
O pagamento por boleto demora até três dias úteis para ser transferido à conta Nubank.
PicPay
Primeiro, é necessário abrir uma conta e baixar o aplicativo. Depois, siga estes passos:
+Lidas