Como era o mundo quando o CRB ficou fora da decisão do Alagoano pela última vez

Publicado em 21/02/2026, às 19h00
Ricardo Saibun / Santos, Youtube e Netflix
Ricardo Saibun / Santos, Youtube e Netflix

Por TNH1

Parece distante no tempo. A última vez em que o CRB ficou fora da decisão do Alagoano foi em 2011, ano em que o Facebook estava em alta e o Barcelona era o grande protagonista do futebol mundial, liderado por Lionel Messi, então com 24 anos (hoje, 38).

Com a classificação diante do CSA neste sábado (21), pela semifinal, o Regatas passou a defender quatro títulos consecutivos e segue em busca do pentacampeonato estadual inédito. Desde 2012, o CRB esteve presente em todas as finais do Alagoano.

João Marcelo Cruz / TNH1 (Direitos Reservados)

A última decisão sem o Galo foi justamente em 2011, quando ASA e Coruripe fizeram a final, com o Fantasma ficando com o título.

Mas você lembra como era o mundo naquele ano? O TNH1 relembra fatos que marcaram 2011 no Brasil e no mundo, dentro e fora do futebol.

Futebol

O Brasil foi do Corinthians: o Timão conquistou o Brasileiro após se recuperar da eliminação para o Tolima, na pré-Libertadores. Vasco, Fluminense e Flamengo fecharam o G-4. Avaí, América-MG, Athletico (ainda Atlético-PR) e Ceará foram rebaixados.

Daniel Augusto Jr. / Corinthians

Santos tri da Liberta: com show de Neymar, ainda na primeira passagem pelo clube, o Santos venceu o Peñarol e conquistou sua terceira Libertadores. No Mundial, porém, acabou atropelado pelo Barcelona, que venceu por 4 a 0 no Japão.

Vasco levantou a Copa do Brasil: com campanha memorável e nomes como Felipe, Diego Souza e Dedé, o carioca levantou pela primeira, e até hoje única, vez a Copa do Brasil. Desde então, este foi o último título nacional do Vasco, que voltou a disputar a final da competição ano passado, mas saiu com o vice diante do Corinthians.

André Durão

Aposentadoria de Ronaldo: "Perdi para o meu corpo". Assim, o craque anunciou sua despedida do futebol e da Seleção Brasileira, em junho de 2011.

Barcelona no centro do mundo: o clube catalão venceu praticamente tudo, com Champions League, Mundial, Espanhol e as duas Supercopas. Messi foi eleito o melhor jogador e o "homem da final" da Liga dos Campeões.

Mundo a fora: Milan quebrou a hegemonia da Inter; Lille foi campeão francês após 56 anos; o Ajax venceu na Holanda; o Porto, em Portugal; o Borussia na Alemanha e o Manchester United na Inglaterra.

Fatos curiosos

  • a Netflix chegou ao Brasil;
  • foi lançado o filme final da franquia de Harry Potter;
  • lançamento do iPhone 4S;
  • Maria Melilo venceu o BBB11;
  • Fina Estampa era a novela das 21h da Globo;
  • Michel Teló estourava com Ai Se Eu Te Pego.
YouTube

O Brasil

  • Copa do Mundo de 2014: a FIFA anunciou em 20 de outubro que a abertura da Copa do Mundo de 2014 seria em São Paulo, no dia 12 de junho;
  • primeiro ano de Dilma Rousseff: ela iniciou o mandato em janeiro de 2011, sucedendo Lula. Naquele ano houve a queda de sete ministros;
  • tragédia de Realengo: o atentado na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, matou 12 crianças e marcou profundamente o país. O atirador Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a unidade se fazendo passar por um palestrante e atirou contra dezenas de alunos da instituição. Até Bono Vox, vocalista da banda U2, e o Papa prestaram homenagens às vítimas.

O mundo

  • morte de Osama Bin Laden: foi o ano em que os Estados Unidos lançaram uma ofensiva no Paquistão para encontrar Osama Bin Laden, morto por comandos americanos numa cidade próxima a Islamabad.
  • terremoto trágico no Japão: o tremor de 8.9 de magnitude provocou um tsunami que devastou a região noroeste do país, matando 20 mil pessoas;
  • fim da Guerra no Afeganistão: início da retirada de tropas da Otan e a transferência da segurança do país às forças locais;
  • Primavera Árabe espalhou protestos pelo Norte da África e Oriente Médio;
  • Casamento Real: no dia 29 de abril de 2011, o mundo acompanhou o casamento do príncipe William com Kate Middleton.

Gostou? Compartilhe