Como usar conteúdo visual para incentivar retuítes no Twitter

Publicado em 19/09/2025, às 11h27
Imagem Como usar conteúdo visual para incentivar retuítes no Twitter

Por Redação

O X (antigo Twitter) é um dos principais espaços de diálogo da sociedade moderna. O emprego de alguns recursos pode aumentar consideravelmente as chances de que postagens de uma conta sejam amplamente repostadas, aumentando o alcance e o impacto delas. 

Neste artigo, trataremos de temas como comprar retweets no Twitter, mas, principalmente, do uso de recursos visuais na obtenção de repostagens. Em benefício da simplicidade, usaremos a nomenclatura antiga e chamaremos o X, postagens e repostagens respectivamente de Twitter, tuítes e retuítes.

Comprar Retuítes

Antes de falarmos do uso de conteúdo visual como forma de incentivar retuítes, é útil que se mencione a possibilidade de comprar retweets. Além de fazer uma conta ganhar visibilidade mais rapidamente, essa prática, por fornecer evidência de engajamento de usuários com o conteúdo, concede à conta um grau mais alto de credibilidade. 

Isso acelera o processo de criação orgânica de uma audiência para a conta. Um exemplo de empresa que oferece pacotes para quem deseja comprar retweets de Twitter é a Subsly.

Usar Conteúdo Visual Para Gerar Retuítes

Tuítes de imagens ou que as incorporem têm uma probabilidade mais alta de receber retuítes do que aqueles que consistem apenas em textos. Há alguns motivos para isso. Imagens atraem e prendem a atenção. Além disso, o cérebro processa informações visuais mais rapidamente do que processa textos. Imagens podem não só facilitar a divulgação de uma mensagem como também torná-la mais memorável.

A cuidadosa consideração de alguns fatores aumenta as chances de que o uso de conteúdo visual seja eficaz na geração de retuítes. Trataremos de alguns dos principais a seguir:

Relevância para o público-alvo da conta

As pessoas tendem a retuitar o que acham interessante. Isso vale para textos, bem como para imagens. 

Assim sendo, é importante considerar os interesses do público-alvo da conta. Quanto mais a audiência de uma conta se identificar com os tuítes dela, maior será a probabilidade de que eles sejam retuitados. 

Os retuítes, por alargarem o alcance da mensagem, podem atrair à conta mais pessoas que se interessem por seus conteúdos.

Recentidade

Não há nada de errado em tuitar sobre temas atemporais ou mesmo sobre assuntos que, embora interessantes, não estejam sendo muito discutidos. No entanto, conteúdos ligados a assuntos recentes tendem a atrair mais atenção e, por consequência, a gerar mais retuítes. Conteúdos visuais não fogem a essa regra.

Quanto mais recente for o assunto a que o conteúdo visual se referir, mais provável será que as pessoas ainda estejam interessadas nele. Embora tuítes possam ser desencavados, eles tendem a ter meia-vida relativamente curta e despertar mais interesse enquanto estão frescos. 

Essa característica, combinada à agilidade da plataforma, faz dos tuítes veículos mais bem adaptados ao comentário de percepções do momento e de eventos recentes ou em desenvolvimento. Por exemplo, movimentações políticas, conflitos em curso e memes na moda.

Ficar atento aos trending topics e hashtags pode fornecer uma boa ideia dos assuntos que as pessoas estão discutindo e sobre os quais elas querem ouvir. No entanto, é preciso ter cuidado para não se tornar um escravo dessas tendências.

Isso pode levar à degradação da imagem da conta com a publicação de conteúdos que não têm a ver com o seu perfil ou têm como única desculpa para a sua mediocridade a popularidade, provavelmente momentânea, de seus temas.

Diversidade

Diversidade em temas e escolhas visuais, sem trair a personalidade da conta, pode incentivar e sustentar o interesse público e incentivar retweets. 

Um modo de fazer isso é explorar as vantagens de diferentes tipos de mídia visual, por exemplo, imagens, vídeos, infográficos e GIFs. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, e saber escolher criteriosamente a melhor maneira de transmitir a mensagem deixa-a mais interessante para o público.

Quando pertinente, é recomendável dar preferência a imagens que naturalmente atraiam a atenção, como GIFs e vídeos. Vídeos curtos sobre assuntos do momento ou dicas (inclusive sobre o próprio Twitter) tendem a ser grandes criadores de engajamento, inclusive retuítes.

Fotos de pessoas reais (clientes, personalidades públicas, colaboradores, etc.) tendem a despertar interesse porque as pessoas instintivamente tendem a sentir ligação com figuras humanas.

Dependendo de como são usados, gráficos e infográficos são bastante esclarecedores e facilitam a visualização e compreensão de informações complexas. Podem, assim, ser retuitados por pessoas interessadas em explicar uma questão de forma clara. 

Acessibilidade 

É recomendável adicionar alt text (texto alternativo) às imagens e legendas aos vídeos. Essa política facilita o acesso às mensagens por pessoas com deficiências visuais ou auditivas e pessoas que preferem assistir vídeos sem som, especialmente em certos ambientes.

Criação de uma comunidade 

Os recursos visuais podem ser instrumentos valiosos não só na criação de uma audiência como também na criação de um senso de comunidade. Por exemplo, com a postagem (com a devida permissão) de conteúdo de seguidores. 

Ademais, retuitar judiciosamente colaborações de seguidores e conteúdo de outros usuários da plataforma pode ajudar na criação de vínculos e sinergias interessantes.

Algumas Considerações Subsidiárias

Embora não se apliquem exclusivamente a conteúdos visuais, as seguintes dicas podem ser úteis para a extração dos melhores resultados do uso deles. 

Uso de hashtags

O uso criterioso de hashtags (de preferência, não mais que duas) facilita a localização de seu tuíte por pessoas interessadas no assunto de que ele trata, o que aumenta as chances de engajamento, inclusive retweets. 

Otimização dos horários de postagem dos tuítes

Como as pessoas tendem a interagir mais com conteúdos recentes, faz sentido otimizar, tanto quanto for razoável, os horários de postagem para que coincidam com períodos de maior atividade no Twitter em geral e principalmente entre os seguidores da conta.

Busca de um equilíbrio quanto à frequência de postagens

Postar tuítes com frequência ajuda a manter a visibilidade da conta, especialmente entre os seguidores. No entanto, a frequência excessiva de tuítes, especialmente se levar à qualidade do conteúdo a cair, pode levar a conta a ser tratada como ruído e ignorada. 

Testar algumas frequências de postagem e ver qual oferece melhores resultados pode ajudar na definição de um ritmo que mantenha a visibilidade da conta sem fazer dela um aborrecimento.

Gostou? Compartilhe