O concurso PM-BA e Bombeiros-BA está oficialmente suspenso por decisão judicial. O comunicado de suspensão foi divulgado no site do IBFC, o organizador, nesta quarta-feira, 12. Ainda não há previsão para retomada.
LEIA TAMBÉM
O documento está assinado pelo secretário de administração do Estado da Bahia, Edelvino Filho, pelo comandante da PM, Anselmo Brandão, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Macêdo.
decisão foi proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, a pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), determinante em 16 de janeiro, passando a valer após a realização das provas objetivas e discursivas. O edital permanecerá suspenso "até o julgamento final do mérito ou modificação da mencionada decisão judicial."
Foi alegado, ainda, pelo MP-BA que o edital de abertura traz “exigências absurdas”. Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais:
Concurso PM e Bombeiros-BA teve mais de 20% de faltosos
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas normalmente no dia 19 de janeiro, com caráter eliminatório e classificatório. O exame, segundo a Saeb, registrou 20,7% de abstenções. Esses faltosos são automaticamente eliminados do concurso.
As provas do concurso PM e Bombeiros-BA aconteceram na cidade de Salvador, além de outros seis municípios baianos. Foram cobradas 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos:
Prova objetiva PM-BAConhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Prova objetiva Bombeiros-BAConhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Publicado em outubro, o edital de abertura visa preencher 1.250 vagas, sendo mil para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros. O cargo de soldado exige o nível médio de escolaridade, cuja remuneração inicial é de R$3.410,68.
Além das provas escritas, o concurso PM e Bombeiros-BA ainda será composto por outras etapas, tais como avaliação psicológica; exames médicos-odontológicos; teste de aptidão física; exame de documentação; investigação social; e o curso de formação. As contratações serão pelo regime estatutário.
+Lidas