A história de dona Irinéia, mestra artesã e patrimônio vivo de Alagoas

Publicado em 22/11/2025, às 16h04
Reprodução/TV Pajuçara
Reprodução/TV Pajuçara

Por TNH1 com TV Pajuçara

Irinéia Rosa, mestra artesã de 77 anos, é uma referência cultural em Alagoas, destacando-se na produção de artesanato em barro, especialmente esculturas que ganharam reconhecimento internacional.

Suas obras, que carregam significados históricos, são produzidas em sua casa no Povoado Muquém, em União dos Palmares, contribuindo para a preservação da cultura local.

A história de Dona Irinéia foi apresentada em um programa da TV Pajuçara, ressaltando a importância do seu trabalho para a valorização do artesanato alagoano e a cultura popular.

Resumo gerado por IA

Mestra artesã e patrimônio vivo de Alagoas. Irinéia Rosa é uma das referências culturais do estado quando o assunto é artesanato com peças de barro. A repórter Maria Maciel, da TV Pajuçara, esteve em União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, para contar a história da mulher de 77 anos.

Dentro de uma casa simples no Povoado Muquém que Dona Irinéia transforma o barro em obra de arte. São delas as esculturas de cabeça que foram parar do outro lado do mundo. Peças carregadas de história e significado.

Veja abaixo a reportagem completa que foi ao ar no programa Fique Alerta, edição deste sábado (22).

Gostou? Compartilhe