Conheça todos os serviços disponíveis no CCZ, em Maceió

Publicado em 09/12/2025, às 14h11
Imagem Conheça todos os serviços disponíveis no CCZ, em Maceió

Por Secom Maceió

O Dia Internacional da Medicina Veterinária é celebrado nesta terça-feira (9). Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reconhece a relevância de profissionais que trabalham na prevenção de doenças, no bem-estar animal e na proteção das comunidades e, com isso, reforça os serviços disponibilizados pela unidade para promover a saúde pública e o cuidado aos animais.

O CCZ está localizado na Cidade Universitária, em Maceió, e tem como principal atribuição executar ações, atividades e estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores, conforme preconizado pelas normas técnicas e operacionais do Ministério da Saúde. 

O Centro conta com médicos-veterinários, zootecnistas, biólogos e outros profissionais que ficam à disposição da população para garantir cuidado e bem-estar aos animais. 

Mailan Maia, chefe especial do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância dos médicos-veterinários para garantir a saúde e o bem-estar dos animais e de toda a comunidade.

“Neste dia, queremos destacar a dedicação dos veterinários que atuam diariamente no Centro de Controle de Zoonoses, que estão na linha de frente da saúde pública. Esses profissionais são peças-chave para o controle de doenças, proteção dos animais e promoção de cidades mais seguras”, afirmou.

Conheça os serviços disponibilizados pelo CCZ:
Atendimento clínico

O CCZ realiza atendimentos clínicos para animais de pequeno e médio porte, como cães e gatos. Os veterinários ficam à disposição da população, de segunda a domingo, das 8h às 12h. Basta que o animal seja conduzido até a UVZ, onde será entregue uma ficha para o atendimento. São apenas consultas, não se faz atendimentos de emergência.

Vacinação Antirrábica 

A vacinação antirrábica é um dos serviços disponibilizados pelo CCZ. Ela é uma importante forma de garantir a saúde dos animais e da população. A vacinação ocorre de segunda a domingo, das 8h às 12h, durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar as campanhas anuais para ter o animal vacinado.

Teste para Leishmaniose 

Além de consultas e vacinação, o CCZ realiza testes rápidos para detectar leishmaniose em cães, que é feito durante os atendimentos clínicos, caso o médico veterinário suspeite que o animal tenha a doença. O teste também é realizado quando a população desconfia de casos suspeitos; é só levar o cão ao CCZ que o veterinário, de acordo com os sintomas apresentados, indicará ou não o teste. Quando o exame rápido aponta um resultado positivo, o animal passa pelo teste confirmatório, o chamado “teste ouro”. A partir disso, o veterinário indica a melhor conduta.

Entoparasitoses 

O controle das entoparasitoses também é um trabalho feito pela unidade com a análise de fezes humanas coletadas em pontos estratégicos do município, identificando verminoses presentes nas fezes. A partir daí, é indicado um tratamento adequado para o cidadão. Inclusive, fornecendo medicação, mediante receita, para a população infectada.

Apreensão de animais 

Também visando ao controle de doenças, o CCZ realiza a captura e apreensão de animais com suspeita ou comprovadamente com zoonoses. A unidade não faz busca e apreensão de animais por estarem em via pública, apenas os que estão com zoonoses. É realizada, também, apreensão de animais de grande porte que estejam nas ruas, como cavalos.

Contato 

A Unidade de Vigilância de Zoonoses está disponível à população para receber denúncias, caso sejam encontradas situações de maus tratos, animais com suspeita ou confirmação de zoonoses, captura de grandes animais errantes ou pocilgas irregulares em Maceió. Para tanto, os usuários podem entrar em contato com a UVZ pelo telefone (82) 3312-5485. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 16h.

Gostou? Compartilhe