Copa América: primeiro título da seleção brasileira completa 100 anos

Publicado em 29/05/2019, às 15h35
O time que levantou a primeira taça do Brasil no Rio | CBF/Revista O Malho/Reprodução
O time que levantou a primeira taça do Brasil no Rio | CBF/Revista O Malho/Reprodução

Por Estadão Conteúdo

Há exatos 100 anos, no dia 29 de maio de 1919, o a seleção brasileira bateu a do Uruguai por 1 a 0 e conquistou o título do Sul-Americano, torneio que anos mais tarde passaria a se chamar Copa América. A partida no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), tornou-se um marco na história do futebol nacional. O governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas, os bancos e as principais casas comerciais ficaram fechados. Pela primeira vez o futebol deixava de ser exclusivo da elite e virava a “alegria do povo”. Nascia ali a fascinação popular pela equipe que se tornaria a mais famosa do planeta.

O autor do gol da primeira conquista da seleção foi Arthur Friedenreich, filho de um alemão e uma negra. Para Mario Filho, um dos principais cronistas esportivos do país, autor de O Negro no Futebol Brasileiro, a conquista significou a “democratização do futebol brasileiro”. O gol foi de voleio e fez explodir o recém-inaugurado estádio do Fluminense, então principal palco do futebol nacional. Os torcedores nas arquibancadas e no alto dos morros que circundavam o palco da partida ainda não sabiam que aquela vitória sobre a seleção uruguaia seria o passo inicial para miscigenação do futebol nacional.

Até então, todos os ídolos anteriores do futebol brasileiro foram brancos. O negro só tinha vez na seleção em caso de corte de um branco. O gol fez o país também receber o apelido de Nelson Rodrigues, irmão de Mario Filho, de “A Pátria de Chuteiras”.

Depois de seu gol na decisão, Friedenreich, que morreu em 1969, aos 77 anos, foi transformado em ídolo nacional. Ganhou o apelido de “El Tigre” por parte dos uruguaios e suas chuteiras foram expostas em uma loja na Rua do Ouvidor, no Rio, após aquela conquista.

Gostou? Compartilhe