Coquetel com nitrogênio líquido faz estômago de homem se romper

Publicado em 28/01/2026, às 18h14
Foto: Carlos I Zaldo Arredondo/The Cureus Journal of Medical Science
Foto: Carlos I Zaldo Arredondo/The Cureus Journal of Medical Science

Por Revista Galileu

Um homem de 34 anos no México sofreu uma perfuração estomacal após ingerir uma bebida com nitrogênio líquido, resultando em uma emergência médica com taquicardia e dores intensas. A ingestão da substância, que se expande rapidamente ao aquecer, foi identificada como a causa do rompimento gastrointestinal.

O nitrogênio líquido, utilizado para efeitos visuais em bebidas, pode aumentar de volume em até 700 vezes ao se transformar em gás, o que levou à explosão do estômago do paciente. A equipe médica confirmou a presença de gás nitrogênio e um orifício de 3 centímetros na parede do estômago por meio de tomografias computadorizadas.

Após a perfuração, o homem passou por cirurgia de emergência onde o buraco foi suturado com tecido adiposo de outra parte do corpo. Médicos alertam que, ao consumir produtos preparados com nitrogênio líquido, é crucial esperar que o líquido evapore completamente para evitar riscos à saúde.

Resumo gerado por IA

No México, um homem de 34 anos teve seu estômago perfurado pouco tempo após ingerir uma bebida com “um sabor defumado” num bar. O indivíduo deu entrada no pronto-socorro suando intensamente e em estado de taquicardia, com seu coração batendo a uma frequência de 124 por minuto (bpm) – sendo que uma marca saudável varia entre 60 e 100 bpm.


A possibilidade das fortes dores no abdômen serem uma apendicite foi logo descartada. Quando o homem relatou aos médicos que havia consumido uma bebida com nitrogênio líquido, surgiu a teoria de que a substância tivesse rompido sua parede gastrointestinal. O caso divulgado hoje pelo site Live Science foi descrito em abril de 2025 na revista científica The Cureus Journal of Medical Science.

Como o estômago explodiu?

O estudo de caso analisou, via tomografias computadorizadas, as consequências da perfuração gástrica sofrida pelo homem, que precisou passar por cirurgias de emergência após a ingestão da substância química.


O nitrogênio líquido é um composto normalmente usado para efeitos teatrais e para congelamento e preparação de pratos e bebidas, simulando um efeito chamativo de fumaça sem afetar a qualidade do alimento. Ao aquecer e se transformar em gás, o volume da substância pode aumentar em cerca de 700 vezes.


A teoria dos médicos foi que o líquido, armazenado a uma temperatura de -196°C, ao entrar em contato com o corpo quente, sofreu uma expansão rápida de forma que explodiu o estômago do homem.

As tomografias computadorizadas da região abdominal confirmaram não apenas que o estômago do paciente estava cheio de ar, como também que uma quantidade de gás nitrogênio havia se acumulado acima do órgão. Através de uma pequena incisão no abdômen, foi possível liberar o gás aprisionado.


Em seguida, a equipe médica inseriu um laparoscópio na incisão para observar os estragos causados pela perfuração: um orifício de 3 centímetros de diâmetro. O buraco foi suturado e selado a partir de um pedaço de tecido adiposo retirado de outra parte do abdômen do paciente.

Deixa a fumaça baixar

Os médicos ficaram intrigados para entender porque o nitrogênio líquido danificou somente o estômago do homem se a substância percorreu boa parte do aparelho digestivo antes de chegar lá. Segundo hipotetizou a equipe, isso se deve ao efeito Leidenfrost, que pode ocorrer quando um líquido entra em contato com uma superfície significativamente mais quente do que seu ponto de ebulição – -196°C, no caso, do nitrogênio líquido.

Com a camada mais externa do líquido vaporizando instantaneamente, ela acaba protegendo temporariamente a superfície quente do tecido humano do restante do líquido extremamente frio, assim evitando que queimaduras ocorram.

Ao se tratar de produtos congelados ou preparados com nitrogênio líquido, o ideal é esperar que o líquido evapore completamente, tornando a refeição segura para consumo.

Gostou? Compartilhe