Muitas pessoas têm dúvidas sobre a interação entre medicamentos em geral e a CoronaVac, vacina do Butantan contra a Covid-19 produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Boa parte das questões se referem a quanto tempo é preciso esperar, após tomar a vacina, para fazer uso de algum remédio – seja ele de uso contínuo, ou para combater um sintoma específico.
LEIA TAMBÉM
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, confira as recomendações da área de Farmacovigilância do Butantan, que monitora e acompanha a ocorrência de eventos adversos e outros desdobramentos relacionados ao uso das vacinas ou soros disponibilizados na rede pública de saúde.
Posso tomar um analgésico, anti-inflamatório ou antibiótico antes ou depois de tomar a vacina? Posso tomar meu remédio de uso contínuo antes ou depois de receber a vacina?
Na maioria dos casos, pode. Analgésicos comuns, daqueles que são comprados sem receita médica (dipirona, paracetamol e outros anti-inflamatórios não esteroidais) podem ser usados porque não interferem com a vacinação. Também não há contraindicação para o uso de qualquer antibiótico ou antiviral antes ou após a aplicação da CoronaVac. Quanto aos medicamentos de uso contínuo, não é preciso interromper a administração, a não ser sob orientação médica.
O único cuidado é evitar o uso de corticoesteroides sem orientação médica. Esse tipo de medicação pode interferir na resposta à vacina. Mas quem toma esse tipo de medicamento diariamente devido a alguma comorbidade não deve interromper seu uso.
E se eu estiver com febre, posso tomar a vacina?
Se estiver com febre ou com alguma doença aguda (aquelas que evoluem rapidamente, como as infecções por vírus e bactérias), espere um pouco para receber a vacina. Dessa forma, os sintomas da doença não serão confundidos com possíveis eventos adversos da vacina.
Se ainda tiver dúvidas, consulte seu médico. Se puder tomar a vacina, complete o esquema vacinal com as duas doses (no caso da CoronaVac). A vacinação contra a Covid-19 é nossa melhor alternativa para combater a pandemia e salvar vidas.
LEIA MAIS
+Lidas