Maceió

Corpo de Bombeiros: 11 viaturas e 34 militares combateram as chamas em madeireira

TNH1 | 01/02/24 - 15h17

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas emitiu uma nota, na tarde desta quinta-feira, 1º, e afirmou que o combate ao incêndio em uma madeireira, na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro, está em fase de rescaldo. O fogo destruiu toda a estrutura do estabelecimento comercial no início da noite dessa quarta-feira, 31. Ao todo, 34 militares participaram da ocorrência. 

Segundo a corporação, 11 viaturas e quatro caminhões-pipa foram destacados para conter o avanço do fogo, além de dois hidrantes que foram utilizados para o reabastecimento de água. 

O galpão da madeireira armazenava madeiras e dois caminhões estavam estacionados dentro dele quando o fogo teve início. A causa das chamas, no entanto, vai ser definida após perícia. O TNH1 não conseguiu contato com proprietário da empresa e deixa o espaço aberto caso ele se interesse em conversar com a equipe de reportagem.

Quatro casas situadas na Rua Francisco Tibúrcio da Silva Rizo, via por trás da madeireira, e dois galpões de estabelecimentos comerciais, sendo um deles da própria Amadeus Madeiras, que ficam ao lado da loja, foram interditados pela Defesa Civil Municipal.

Novas vistorias vão ser realizadas após o esfriamento da estrutura. Os moradores das casas foram orientados a buscarem abrigo na casa de familiares ou amigos enquanto os imóvels estão evacuados.

Leia a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:

"O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) expressa sua solidariedade ao proprietário da Madeireira Amadeus e aos moradores impactados pelo incêndio de grandes proporções que ocorreu em 31 de janeiro de 2024, localizado no bairro do Barro Duro, Maceió - AL. Neste momento desafiador, nosso compromisso vai além da resposta imediata; estendemos nosso apoio contínuo às comunidades afetadas, trabalhando incansavelmente para minimizar o impacto deste evento. 

Após o acionamento imediato, foram mobilizados 25 (vinte e cinco) militares e 8 (oito) viaturas para combater e controlar as chamas, que apresentavam grandes proporções na entrada do estabelecimento comercial e propagando-se para residências familiares nos fundos e laterais da loja. Com a evolução do incidente, o efetivo e os meios utilizados foram reforçados, totalizando 34 (trinta e quatro) militares, 11 (onze) viaturas operacionais e 04 (quatro) caminhões-pipa, além de 02 (dois) hidrantes para o reabastecimento de água. 

Entre os recursos destacados na operação, incluíram-se o Auto Bomba Tanque (ABT) e o Auto Tanque (AT), este último com uma capacidade de 12 mil litros de água, além do emprego de técnicas específicas como o uso do canhão monitor para controlar as chamas na entrada da loja e nos fundos das residências. A ação rápida e coordenada permitiu que o fogo fosse contido, evitando a propagação para as residências próximas, embora tenha havido danos causados pela irradiação do calor, afetando a parede dos fundos e uma caixa d'água em uma das casas. 

A ocorrência está atualmente na fase de rescaldo, com equipes trabalhando na extinção de focos remanescentes e na remoção de estruturas danificadas com o auxílio de uma retroescavadeira. Um perito foi acionado para determinar as causas do incêndio. Importante destacar que, felizmente, não foram registradas vítimas em decorrência desta ocorrência. 

O CBMAL agradece o esforço e dedicação de todos os militares envolvidos na operação de combate ao incêndio e reitera seu compromisso com a segurança da população, do patrimônio e do meio ambiente. Continuaremos a informar sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes. Em caso de emergência ligue 193".