Integrantes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) participaram na tarde desta terça-feira, 8, de uma simulação de um grave acidente com diversas vítimas, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Profissionais do Exército também participaram.
LEIA TAMBÉM
A ação foi preparatória para o XXIX Congresso Pan-americano de Trauma, o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (COLT), que acontecem simultaneamente, de quarta até sábado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardozo, no bairro Jaraguá, em Maceió.

O propósito da ação foi capacitar os profissionais e alunos nos métodos adequados de triagem, aplicados em incidentes com múltiplas vítimas, com a finalidade de salvar o maior número de pessoas. “Ele é também uma maneira de integrar os profissionais no treinamento dos atendimentos pré-hospitalar com eficiência”, destacou a enfermeira do Samu, Karla Gonzaga.
Para o supervisor geral do Samu Maceió, Lucas Casado, é importante sensibilizar os profissionais para a necessidade de conhecer, definir e treinar intensamente os procedimentos seguros nos atendimentos. “O simulado é relevante porque representa uma oportunidade de intensificar a prática dos atendimentos no cumprimento de normas de segurança para salvar vidas e reduzir ao máximo às sequelas que poderão ocorrer com as vítimas”, salientou.

Esse congresso é fundamental porque as estatísticas indicam que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. É a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país destacou a enfermeira.
Traumas Físicos – Os dados estatísticos indicam que o trauma representa a terceira causa de morte no mundo, sendo superado apenas pelos eventos cardiovasculares e o câncer. No entanto, na população jovem de 0 a 44 anos, é a principal causa de mortalidade. Para cada óbito decorrente de trauma, há quatro sequelados, que demanda um custo elevado anual para tratamento e reabilitação estimado em US$ 6 bilhões.
No congresso estão previstas discussões sobre temas específicos, a exemplo de trauma e cuidados críticos às vítimas, através de palestras, mesas redondas, discussões de casos e apresentação de trabalhos científicos. Nesta segunda (7) e terça-feira (8), ocorrerão os cursos pré-congresso, com a finalidade de capacitar os participantes nos cuidados específicos aos pacientes vítimas de trauma.

LEIA MAIS
+Lidas