Polícia

Correção: policiais militares envolvidos no 'caso Jonas' não estão afastados do serviço

Redação TNH1 | 10/12/20 - 10h25
Arquivo

O TNH1 errou ao informar que os policiais militares envolvidos na abordagem do pedreiro Jonas Seixas, que está desaparecido desde então, foram afastados do serviço.

Os policiais, na verdade, de acordo com as informações do Cel César Monte, designado para o inquérito, estão afastados das atividades nas ruas mas seguem atuando em serviços administrativos. Eles podem atuar, ainda, nos serviços da Força-Tarefa ou Ronda no Bairro, por serem atividades voluntárias.

A Polícia Militar, no entanto, não confirma a informação. Em nota, a PM disse apenas que o procedimento segue em rito de apuração e, após o prazo legal estabelecido na legislação, publicará o resultado em Boletim Geral Ostensivo e tomará as medidas necessárias. (leia a nota na íntegra ao final desta matéria)

Nessa quarta-feira (09), o Cel César Monte informou que concluiu as investigações preliminares e que solicitou à Corregedoria da PM a instauração de Inquérito Policial Militar (IPM) para dar sequência à apuração do caso, por abuso de autoridade.

Desaparecido desde 09 de outubro, Jonas Seixas foi visto pela última vez quando foi abordado por uma guarnição da PM, na Grota do Cigano, no bairro Jacintinho.

Leia, na íntegra, a nota da Polícia Militar enviada na manhã desta quinta-feira (10):

"A Polícia Militar de Alagoas informa que, referente ao caso do desaparecimento de Jonas Seixas, a Corregedoria da instituição instaurou uma Investigação Preliminar (IP) de Portaria n° 1029/2020, de 06 de novembro de 2020. O procedimento segue em rito de apuração e, após o prazo legal estabelecido na legislação, publicará o resultado em Boletim Geral Ostensivo, bem como tomará todas as medidas necessárias após o resultado das investigações, como o afastamento ou não dos militares possivelmente envolvidos no caso, além de outras providências que sejam possíveis e necessárias."