Brasil

Covid: 8 capitais têm data para iniciar vacinação de crianças; Maceió ainda não definiu calendário

TNH1 com Metrópoles | 12/01/22 - 16h38 - Atualizado em 12/01/22 - 17h06
Foto: Agência Brasil

As doses para a imunização de crianças de 5 a 11 anos devem chegar a Alagoas nesta sexta-feira (14), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Apesar da previsão, a Prefeitura de Maceió ainda não estabeleceu cronograma para aplicação.

Até agora, oito capitais brasileiras já tem datas para início da nova fase da campanha. As prefeituras de Campo Grande, Goiânia, Salvador, João Pessoa, Porto Alegre, Teresina, Rio de Janeiro, além do governo do Distrito Federal, devem começar a ministrar as doses em datas que variam entre 14 e 17 de janeiro.

Autorização - No início do mês, o Ministério da Saúde autorizou a imunização de crianças de 5 a 11 anos. O imunizante a ser aplicado é o fármaco desenvolvido pela Pfizer – até o momento, única fórmula autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público.

Segundo previsão do Ministério da Saúde, o país receberá 4,3 milhões de doses em janeiro e outras outras 7,2 milhões em fevereiro. Já no mês de março, será entregue o maior volume: 8,4 milhões.

Para o primeiro trimestre de 2022, a previsão é que o ministério receba 20 milhões de doses para crianças. A estimativa da pasta é que a primeira remessa desembarque no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em 13 de janeiro.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de imunização e também por pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para receberem a aplicação do fármaco. Para os maiores de 12 anos, o imunizante, que será administrado em doses de 0,3 ml, terá tampa de cor roxa.